A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, realizou na sexta-feira (11 de abril), na Escola de Educação Básica Professora Ilza Amaral de Oliveira, do bairro Santa Helena, uma ação sobre higiene, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e orientação sexual. O evento faz parte de um projeto desenvolvido pelo Programa Saúde na Escola do município.
O Programa Saúde na Escola é uma estratégia intersetorial criada em 2007, no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação, que visa a integração entre ambos os setores, contribuindo para a formação integral do estudante. O PSE propicia o desenvolvimento de estudantes por meio de promoção em saúde e prevenção de doenças e agravos à saúde.
A Prefeitura de Lages intensificará o programa a partir de junho. No entanto, já vem trabalhando em conjunto com algumas escolas. O objetivo é que cada vez mais escolas façam parte da ação.
Dentre os temas a serem debatidos destacam-se higiene pessoal e introdução à puberdade, consideradas importantes para o desenvolvimento de ações promotoras, preventivas e de educação para a saúde. Os temas são abordados de acordo com a faixa etária e o assunto apresentado pelo Ministério da Saúde.
A Secretária da Saúde, Susana Zen, ressalta que a parceria entre educação e a Atenção Primária é de extrema importância. “A proposta é que os alunos utilizem esses recursos que estão sendo oferecidos e se tornem multiplicadores das informações, reforçando uma ação preventiva em relação a fatores de risco”.
As palestras foram ministradas pelo médico Ademir Chaves, pela enfermeira Ingridi Zotti Mignoni e pela agente comunitária de saúde, Flavia Camargo. Além do apoio de todo corpo docente da escola, a fim de estreitar laços entre as unidades de saúde e a comunidade escolar.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação