O programa Agenda + Consulta, implantado pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, atendeu 10.267 pacientes no mês de março. A nova marca resulta dos esforços da Secretaria da Saúde para reduzir as altas demandas por atendimentos.
A ampliação do número de médicos nas 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Policlínica Municipal, resultou no aumento da cobertura da Atenção Primária no município. A meta da Prefeitura de Lages é assegurar o atendimento em 100% dos postos de saúde de forma rápida e eficiente, diminuindo a espera da alta demanda.
A criação do programa é uma estratégia para atender os usuários da estratégia saúde da família, que procuram a unidade em busca de atendimento. O tempo médio para marcação de consultas clínicas segue diminuindo gradativamente.
As consultas agendadas em horários alternativos têm facilitado o acesso médico às famílias. O programa conta com um médico contratado por área, ou seja, dois a três médicos por Unidade de Saúde que atendem em média, 30 pessoas. As consultas ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou na Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade, conforme liberação de vagas.
O esforço concentrado que a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando, reduziu consideravelmente a espera por atendimento. De acordo com a secretária da saúde, Susana Zen, a iniciativa busca reduzir a sobrecarga das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Nossa proposta é garantir o aumento da oferta de serviço. Hoje temos estrutura e equipe médica para suprir esse aumento na demanda reprimida que tínhamos até mesmo de anos atrás”, ressalta.
Desde o dia 6 de março, a Atenção Primária da Secretaria da Saúde está passando por reestruturação. A reorganização dos processos de trabalho, as reuniões dentro de cada unidade, também refletiram no aumento da produtividade das equipes. A recuperação da Atenção Primária inclui ainda a reforma das unidades, criação de novos serviços, instalação de programas que facilitam agendamentos e consultas, treinamento de equipe e ampliação de serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As pessoas que precisam do atendimento devem comparecer a sua Unidade de Saúde de referência e efetuar a solicitação. Os dados dos usuários devem estar atualizados, para que as equipes consigam fazer contato e, consequentemente, agendar as consultas prioritárias.
Vale ressaltar, que as consultas geralmente acontecem a partir das 17h, no entanto, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante o período noturno, é somente para as consultas já agendadas, não sendo aberto a outros serviços. Atendimentos de urgência e emergência continuam realizados diretamente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A expectativa da prefeitura é que iniciativas como essa contribuam significativamente para redução do tempo de espera na Unidades Básicas de Saúde (UBSs), melhorando a eficiência do atendimento e garantindo um serviço de qualidade a todos.
Texto: Silvana Mateus
Foto: Fábio Pavan