Com o objetivo de garantir um atendimento mais eficiente e acessível aos cidadãos, a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) de Lages voltou a atender junto à Secretaria Municipal da Saúde desde terça-feira (22 de abril). Os usuários podem se dirigir ao novo espaço, situado na Praça Leoberto Leal, nº: 20, Centro. Funcionamento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A Prefeitura de Lages investe na prestação de serviços de forma humanizada. Por ser um suporte ligado diretamente à Secretaria da Saúde, está justificada a mudança do seu local - anteriormente estava no prédio da própria Prefeitura. Este departamento voltado à recepção de elogios, críticas e sugestões deve assegurar mais acessibilidade e agilidade ao atendimento.
A Ouvidoria é o setor responsável por acolher reclamações denúncias, sugestões e elogios quanto aos serviços disponibilizados. O atendimento é individualizado e sigiloso, e pode ser presencial ou por meio de sistema eletrônico.
A Secretaria da Saúde de Lages aderiu ao Sistema Ouvidor SUS, coordenado e implementado pela Ouvidoria-Geral do Sistema Único da Saúde, do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS). Como intuito, oferecer uma plataforma web gratuita aos Estados e municípios e aos seus órgãos e entidades vinculadas a fim de que possam instituir seus canais de recebimento, análise e resposta às manifestações dos usuários de serviços públicos no âmbito do SUS.
Grande canal de contato entre a população e a gestão pública, a Ouvidoria SUS recebe, além do atendimento presencial, as demandas originadas por telefone e pela Internet.
Canais de atendimento da Ouvidoria SUS:
Sistema de Ouvidoria do SUS
Telefone: Ouvidoria SUS - (49) 3251-7644
Presencial: Praça Leoberto Leal, nº: 20, Centro
Site: Ouvidoria SUS Lages
Ouvidoria Geral Prefeitura de Lages - 0800 645-2999
Texto e foto: Silvana Mateus
Arte: João Francisco Custódio Maciel