Notícias
Programa Saúde na Escola visitou mais de 20 instituições do sistema municipal de ensino no mês de junho
30/06/2025
Profissionais das Unidades Básicas de Saúde visitam o sistema municipal de ensino e realizam atividades de educação e conscientização em saúde, a fim de disseminar informações importantes, fortalecer

O Programa Saúde na Escola (PSE) apresenta saldo positivo, em termos de alcance, articulação entre saúde e educação e impacto na saúde dos estudantes. A Secretaria da Saúde, através das equipes de profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), atenderam durante o mês de junho mais de 20 instituições de ensino, desenvolvendo vários trabalhos com estratégias e abordagens adaptadas para cada tema e faixa etária.

A Secretária Adjunta da Saúde, Rose Possato, ressalta a importância dessas ações entre as equipes, saúde e educação. “A escola é um local privilegiado para promoção da saúde. É uma maneira de orientar e prevenir nossas crianças e adolescentes sobre diversas doenças, estimulando hábitos saudáveis e ampliando o acesso, consequentemente melhorando a qualidade de vida”, diz.

Finalizando o mês de junho, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Izabel Thiesen Roseto, os alunos aprenderam sobre alimentação saudável com os profissionais Sabrina Amaral, Janice Pessoa, Gustavo Bolívar e Alexandra Albino. Já a Emeb Belizária Rodrigues trabalhou com o tema saúde sexual e reprodutiva, desenvolvida pela equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro São Carlos, Eronilda Lisboa Dias, Cirlei Hoffer, Nathalia Silva e Silva, Kalinca Alexssandra Vockes e Josiane Mendes. Para os alunos da Escola Itinerante da localidade de Rancho de Tábuas, o tema foi “Bem-Estar Mental”, palestra ministrada pelo psicólogo Paulo Panata.

Com profissionais dedicados, o programa promove ações de saúde bucal, incentiva uma alimentação saudável, prevenção da obesidade, promoção da atividade física, promoção da cultura da paz e direitos humanos, saúde ambiental, verificação da situação vacinal e reforça a prevenção ao uso de álcool, drogas e de doenças sexualmente transmissíveis.

 

Texto: Silvana Mateus

Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefones

(49) 3251-7600
(49) 3251-7699
Todos os Direitos Reservados © 2024