O Programa Saúde na Escola (PSE) apresenta saldo positivo, em termos de alcance, articulação entre saúde e educação e impacto na saúde dos estudantes. A Secretaria da Saúde, através das equipes de profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), atenderam durante o mês de junho mais de 20 instituições de ensino, desenvolvendo vários trabalhos com estratégias e abordagens adaptadas para cada tema e faixa etária.
A Secretária Adjunta da Saúde, Rose Possato, ressalta a importância dessas ações entre as equipes, saúde e educação. “A escola é um local privilegiado para promoção da saúde. É uma maneira de orientar e prevenir nossas crianças e adolescentes sobre diversas doenças, estimulando hábitos saudáveis e ampliando o acesso, consequentemente melhorando a qualidade de vida”, diz.
Finalizando o mês de junho, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Izabel Thiesen Roseto, os alunos aprenderam sobre alimentação saudável com os profissionais Sabrina Amaral, Janice Pessoa, Gustavo Bolívar e Alexandra Albino. Já a Emeb Belizária Rodrigues trabalhou com o tema saúde sexual e reprodutiva, desenvolvida pela equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro São Carlos, Eronilda Lisboa Dias, Cirlei Hoffer, Nathalia Silva e Silva, Kalinca Alexssandra Vockes e Josiane Mendes. Para os alunos da Escola Itinerante da localidade de Rancho de Tábuas, o tema foi “Bem-Estar Mental”, palestra ministrada pelo psicólogo Paulo Panata.
Com profissionais dedicados, o programa promove ações de saúde bucal, incentiva uma alimentação saudável, prevenção da obesidade, promoção da atividade física, promoção da cultura da paz e direitos humanos, saúde ambiental, verificação da situação vacinal e reforça a prevenção ao uso de álcool, drogas e de doenças sexualmente transmissíveis.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação