A partir desta terça-feira (1º de julho), Santa Catarina inicia a aplicação da vacina meningocócica ACWY como dose de reforço para crianças de 12 meses de idade. A medida, viabilizada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa ampliar a proteção de crianças contra formas graves da doença meningocócica, contribuindo para a redução de casos e internações por infecções causadas por diferentes sorogrupos da bactéria do meningococo dos tipos A, C, W e Y.
A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde, já disponibiliza o imunizante para todas as crianças de 12 meses que ainda não receberam a dose de reforço. Atualmente, o esquema vacinal inclui duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses, além de um reforço aos doze meses. Com essa atualização, o reforço será feito com a vacina ACWY, que oferece proteção contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria do meningococo.
No SUS, a vacina meningocócica ACWY era ofertada a adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal. A ampliação para crianças de 12 meses, com a substituição da dose de reforço, está prevista na Nota Técnica nº 77/2025, que detalha os esquemas vacinais recomendados e orientações para aplicação da vacina.
Crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço não precisam receber a vacina ACWY neste momento. Por outro lado, aquelas que ainda não foram vacinadas aos 12 meses podem receber a dose de reforço com a ACWY. Além disso, crianças que ainda não receberam o reforço e já passaram dos doze meses de idade podem receber o imunizante até os quatro anos de idade.
A Secretaria da Saúde disponibiliza o imunizante nas salas de vacinas abertas nas Unidades Básicas de Saúde, na Central de Imunização e no Hospital e Maternidade Tereza Ramos.
A alteração faz parte da atualização do calendário vacinal infantil, conforme orientações do Ministério da Saúde (MIS).
Texto e foto: Silvana Mateus