Nesta terça-feira (2 de julho), a Secretaria da Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizou uma ação na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Suzana Albino França, no bairro Jardim Panorâmico. Durante o evento, os estudantes puderam aprender sobre os malefícios do trote e também receberam noções básicas de primeiros socorros.
As palestras ministradas pelos profissionais do Samu, Gabriella Milbratz Nogueira Mendes e Fernando Gabriel Fritsch, visam capacitar crianças e adolescentes para enfrentar situações de emergência, fortalecendo a segurança e o cuidado com a vida.
Na abertura da palestra, Gabriella falou sobre como acionar o Samu e quando não deve ser chamado. “O Samu só deve ser acionado para casos realmente urgentes em que há risco de morte. Chamar o serviço sem necessidade ou por brincadeira poderá tirar de alguém gravemente ferido a chance de socorro, já que o Samu estará em deslocamento para atender um trote”, alerta.
O evento foi realizado a convite da direção escolar como extensão dos assuntos aprendidos em sala de aula. O diretor da escola, Carlos Eduardo Canani, ressaltou a importância do conhecimento gerado pelo encontro. “A escola é um espaço fundamental para disseminar conhecimentos como esse. Essa iniciativa ajuda os alunos a aprenderem a agir corretamente em situações de emergência, evitando acidentes, podendo até salvar vidas. Esse conhecimento vai além da escola, é levado para família e, de forma geral, ajuda toda a comunidade ficar mais segura e consciente”, relata.
Por meio de exercícios práticos, os alunos aprenderam a realizar massagem cardíaca e manobras de desengasgo infantil e adulto. Essas técnicas de primeiros socorros são essenciais, pois permitem que eles ofereçam auxílio imediato à vítima até a chegada de uma ambulância. São ações simples, mas que fazem toda a diferença na hora de proteger e salvar vidas.
Sobre o Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pode ser acionado através do número 192, telefone de emergência padrão. O serviço está disponível 24 horas por dia, oferecendo atendimento pré-hospitalar para situações de risco de vida e emergências, através de orientação médica e envio de ambulâncias com equipes capacitadas. Em Lages, o Samu também conta com unidades de suporte avançado e um serviço aeromédico, sendo fundamental para atender casos mais distantes da região da Amures.
Texto e fotos: Silvana Mateus