Notícias
Orgulho Lageano - Almofadinhas que abraçam - Prazer, Renata. A moça de gestos singelos que aquece corações de vovôs e vovós no inverno da Serra ­­na região Sul do Brasil
10/07/2025
Quem é que não gosta do aconchego de uma almofadinha? Cheirosas e com estampas “fofinhas” e coloridas, de margaridas; maçãs bem vermelhinhas; carrinhos de mão de madeira, para divertir e relaxar

Por dom, vocação e escolha de profissão, ela cuida das pessoas desde suas primeiras horas de vida até quando o tempo e as experiências as deixam com os cabelos bem branquinhos. Cuida da mulher que gera a vida em seu ventre. Cuida de gente que sente, se emociona, que vive.

Renata, a Maria Renata Buratto Tonon leva a sensibilidade e o respeito à vida do ser humano além das paredes brancas de um hospital. Com olhar humanizado, viu que podia fazer ainda mais pelo próximo. Ela atua como técnica de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde desde 2011, portanto, há 14 anos.

A partir do seu conhecimento técnico e também empírico, criou um projeto que já saiu do papel faz tempo, o “Almofada Terapêutica de Ervas Medicinais”. Idealizado com todo o amor do mundo em Lages há três anos, o cerne do projeto consiste em produzir almofadinhas de tecido com simpáticas estampas na serventia de ser uma opção simples e saudável [por não ser medicamentosa e não ter efeitos colaterais] no auxílio de aliviar dores musculares e em pontos específicos do corpo - dores na região cervical [pescoço e ombros] e na área lombar [costas], cólicas em bebês e menstruais em mulheres, relaxamento dos músculos, melhoria dos processos inflamatórios e estimulação da circulação sanguínea.

E, nesta época de frio intenso, quando as temperaturas atingiram números negativos nos termômetros no início da estação inverno no Hemisfério Sul, com paisagens branquinhas de geada e neve na Serra Catarinense, as almofadinhas esquentam mãos e pés, deixando tudo mais quentinho e com sensação de conforto térmico.

Produção artesanal e livre de contraindicações. As almofadinhas, confeccionadas em 100% algodão, contêm sementes [grãos] de trigo, as ervas aromáticas de camomila, erva doce, alfazema, alecrim, canela, cravo, anis e essências que podem serem acrescidas a critério de cada pessoa, dependendo do gosto.

Ganham existência em formato tradicional ou conforme o desenho anatômico do pescoço, ideal para usar em viagens aéreas, como um travesseiro para poltrona de avião.

Bebês, adultos e idosos são o público-alvo. No cálculo de Renata, mais de 100 pessoas já foram beneficiadas. “Executo em minha casa mesmo, criei uma salinha de costura. Eu confecciono manualmente cada almofadinha, separo tecidos, grãos, especiarias, que insiro em cada uma, e costuro até ter a forma que desejo. Tem muita eficácia, porque ajuda as pessoas em suas dores. Minha vontade é continuar produzindo, em número cada vez maior. Eu me sinto feliz em poder auxiliar as pessoas a viverem melhor.”

Renata lembra do feedback de quem usa as almofadinhas. “As pessoas comentam que a almofadinha ajuda muito em suas dores. Quando quente, ela é aquecida no microondas por um a três minutos e colocada diretamente onde a pessoa tem dor, além também de aquecer pés e mãos, não precisando usar as bolsas de água quente que são muitas vezes causadoras de queimaduras. Se a necessidade for o uso dela gelada, a pessoa deve colocar no freezer embalada em saco plástico para não molhar a bolsa, por duas horas. Eu recomendo que a pessoa primeiro teste com as costas das mãos para sentir a temperatura ou o resfriamento. Uma ideia bem legal, porque elas são feitas aqui mesmo, não precisando a pessoa comprar for, na Internet ou outras cidades.”

Recentemente, Renata fez a entrega de 85 almofadinhas como doação ao Asilo Vicentino. Normalmente, desde que começou a fabricação, em 2022, ela comercializa a familiares, amigos e colegas de trabalho da enfermagem. “Tive a ideia de fazer esta doação para o Asilo pelo fato que os senhores e as senhoras têm muitas dores, sentem muito mais frio, e por gratidão mesmo a quem nos cuidou, aqueceu e protegeu durante um bom tempo de nossas vidas.” Se você gostou e se interessou, a Renata está pronta para escutar e atender: (49) 98817-8769.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Arquivo pessoal e Divulgação

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefones

(49) 3251-7600
(49) 3251-7699
Todos os Direitos Reservados © 2024