Município se engaja em nova campanha de mobilização contra as drogas
12/07/2017

Motoristas e adolescentes são o público visado nesta atitude

Na manhã desta terça-feira (11), o Município participou de uma reunião pertinente à campanha de mobilização para o combate ao uso de drogas, neste mês de agosto, promovida pelo Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Escola de Educação Básica (E.E.B.) Industrial e pela Associação Catarinense de Apoio Social e Educacional à Família (Acasef). A reunião aconteceu no próprio Colégio Industrial. Renato Macedo é dirigente do Sest/Senat e Alex Amaral é presidente da Acasef. A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente foi representada pela bióloga Michelle Pelozato. O encontro contou com a presença do Conselho Municipal da Saúde, bem como da Polícia Militar (PM), 1º Batalhão Ferroviário (BFv) e Grupo de Escoteiros, entre outras corporações. Os pontos de partida e de debate no encontro foram possíveis alternativas de se trabalhar o tema de combate às drogas principalmente dentro do espaço escolar, apresentação de dados de pesquisa sobre o aumento do índice de usuários, e problemas causados dentro da escola em decorrência deste uso.

O Sest/Senat está chamando a atenção para a segurança de milhares de pessoas em virtude de seu enfoque diário de atuação voltado aos condutores de veículos, cuja atividade está destinada à sobrevivência. “O uso de álcool e outras drogas causa reações diversas no corpo, que são muito perigosas durante a condução de veículos. Além de diminuírem a atenção nas vias, estas substâncias prejudicam os reflexos do motorista e podem provocar acidentes com vítimas fatais ou deixarem marcas para sempre”, diz o material de divulgação do Sest/Senat. As unidades operacionais localizadas em todo o Brasil oferecem assistência psicológica aos trabalhadores do transporte.

O pontapé inicial do projeto em Lages será dado na Escola de Educação Básica (E.E.B.) Industrial, instituição sob direção do professor Armando Duarte. Posteriormente será estendido a outras instituições da rede municipal e estadual, onde o trabalho deverá ganhar cada vez mais corpo e se tornar mais forte.

Na ocasião, o diretor Armando Duarte comentou à plateia que há alguns anos era comum encontrar alunos com bebida e cigarro naquela instituição de ensino. Atualmente está em prática uma campanha de conscientização para proibir e diminuir esta incidência. A coordenadora de eventos do Sest/Senat, Rosangela Matos, parabenizou o Colégio Industrial pela iniciativa. “E também à professora Josiane, pelo desenvolvimento de um projeto tão importante para a comunidade de Lages. Com tantas instituições nos apoiando certamente conseguiremos realizar um trabalho com grande abrangência, transpondo os muros da escola e contemplando a sociedade como um todo.”

Adolescentes e jovens solitários

A bióloga Michelle Pelozato analisou os argumentos. “A ideia do projeto é que se obtenha maior dimensão de sua abrangência e se atinja mais espaços e se sensibilize a população. O Município irá colaborar com as atividades na medida do possível, pois é fundamental trabalhar o envolvimento dos estudantes com situações positivas e tratar melhor sobre os sentimentos de amor e carinho, pois por vezes as drogas entram na vida dos adolescentes porque estão solitários, e estas substituem carências e assumem os espaços”, pontua a profissional.

E para dar continuidade, discutir detalhes e manter viva a reflexão acerca do assunto foi criado um grupo de WhatsApp chamado “Dê Preferência à Vida”. Por enquanto, foi acordado que poderão ser realizadas blitz educativas nos semáforos e uma mesa redonda de debates formada por representantes de escolas, entidades e de secretarias da Saúde, Educação e Serviços Públicos e Meio Ambiente, quando serão manifestadas perguntas, dirimidas dúvidas e verificadas as reais necessidades. A partir daí deve-se estabelecer propostas de um trabalho estendido ao longo do ano, envolvendo os setores afins não somente em um mês específico.