Bandeirinhas e balões coloridos para festejar a época junina, movimento do corpo para deixar a atividade física e a saúde em dia e animação para dividir com todo mundo. O segundo encontro do Grupo Viva Bem, mantido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Mônica na Academia da Saúde da região, reuniu a comunidade local em uma tarde cheia de atividade e diversão, recentemente. Desenvolvido pela Secretaria da Saúde, o Viva Bem tem como objetivo principal oferecer suporte emocional, orientação e troca de experiências entre pessoas que enfrentam situações semelhantes em comum, como doenças, tratamentos ou desafios de saúde.
A atividade foi conduzida pela fisioterapeuta, Letícia Tonato Stedile, e contou com a participação da equipe da Unidade de Saúde na oferta de informações sobre o alívio de dores por meio da fisioterapia. Os participantes aprenderam, na prática, alguns exercícios que podem ajudar a aliviar dores e melhorar o bem-estar.
O Grupo Viva Bem visa acolher, informar e tratar pessoas que estejam passando por problemas de ordem emocional, doenças e tratamentos. “Oferecemos um espaço de acolhimento e de escuta, buscando a recuperação através da partilha de sentimentos e da ajuda mútua”, explica a gestora e enfermeira da UBS, Tatiane Matos.
Durante os encontros são abordados diferentes temas, como práticas no cuidado à saúde, motivação, técnicas de autoconhecimento, técnicas para lidar com ansiedade, respiração, meditação, atividades físicas, alimentação e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como auriculoterapia e acupuntura.
Uma vez ao mês na Academia da Saúde do bairro Santa Mônica, o Grupo Viva Bem está aberto a toda a população. As pessoas interessadas podem inscrever-se na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), de forma presencial, ou em uma das reuniões. Para esclarecimentos: 3251-7945.
A Prefeitura de Lages segue na realização de atividades de valorização da experiência e bem-estar das pessoas, e instiga o envolvimento benéfico da comunidade.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Divulgação