Com o objetivo de proporcionar um espaço de apoio, orientação e troca de experiências para mulheres grávidas, a Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), convida todas as gestantes do município para participar do grupo "Gestar, cuidar e amar". Os encontros acontecerão todas as terças-feiras, começando no dia 5 de agosto, às 14h, na sala de reuniões da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), situada à rua Joaçaba, 280, no Centro de Lages.
Os encontros visam promover o bem-estar emocional, fornecer informações sobre cuidados durante a gestação, preparar as futuras mães para o parto e o cuidado com o bebê, além de fortalecer o vínculo entre as gestantes.
A coordenadora do Ceasm, enfermeira especialista em obstetrícia e ginecologia, Dayane Cristina Bordin, destaca a importância deste período pré-natal. “A saúde da mulher é uma das nossas prioridades. A gestante precisa estar preparada e consciente das mudanças que ocorrerão no seu corpo durante a gravidez para viver essa fase com bastante tranquilidade. Asseguramos, através dos nossos grupos, que elas tenham o melhor cuidado possível”, explica.
Profissionais de diferentes áreas participam do projeto, dentre eles psicólogos, obstetra, pediatra, enfermeiro obstetra e assistente social. Os encontros ocorrerão semanalmente, sendo que em cada dia de atividade serão debatidos diferentes temas, como: a importância do pré-natal e as fases da gestação; nutrição gestacional, aleitamento materno (incentivo a amamentação) e saúde do bebê, cuidados com o recém-nascido, aspectos psicológicos da gestação (sexualidade, auto estima, fatores emocionais), puerpério e direitos das gestantes.
Cerca de 40 gestantes já participaram dos grupos oferecidos pela Ceasm neste ano e a administração municipal respalda esse cuidado ao oferecer às gestantes assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma série de serviços essenciais como consultas periódicas (que podem ser mensais, quinzenais ou semanais, dependendo do período gestacional), exames, medicamentos, tratamentos, orientações nutricionais, assistência social, além de rastreamento de riscos à saúde e testes rápidos. Isso tudo para garantir uma gestação mais segura e saudável para todas as futuras mamães.
Confira a programação dos encontros
05/08 – Pré-natal e prevenção de deficiências e estimulação precoce: cuidados na gravidez e na infância;
12/08 – Pré-parto, puerpério e aspectos psicológicos da gestação;
19/08 – Amamentação e direito das gestantes;
26/08 – Visita à maternidade;
02/09 – Cuidados com o recém-nascido.
Texto: Silvana Mateus
Foto: Divulgação