A campanha de vacinação continua passando pelos bairros da cidade. No próximo sábado (26 de julho), será a vez do bairro Passo Fundo. A Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, estará participando da quinta edição do projeto “Lageanas em Ação”.
O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, visa a valorização feminina, através de informação, saúde e acolhimento. O encontro acontecerá no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Sepé Tiarajú, situado na rua Dejaime Joaquim Alves, das 14h às 17h. Entre a vasta programação para as mulheres, o Carro da Vacina, estará oferecendo todas as vacinas disponíveis do calendário vacinal.
Durante a ação a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, junto com outras secretarias e instituições, oferecerá, ações informativas dos direitos da mulher; distribuição de material impresso explicativo sobre o combate à violência doméstica; entrega de mudas e sementes de hortaliças, temperos verdes e chás medicinais, e atividades físicas, de entretenimento e para elevação da autoestima, testes rápidos com coleta de material (amostra de sangue); exames preventivos (proteção contra o câncer do colo de útero);
Vale lembrar, que nesta sexta-feira (25 de julho), a Central de Imunização estará aberta até as 20h. As vacinas estão disponíveis para toda a comunidade e para receber o imunizante basta apresentar Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e, se possível, caderneta ou comprovante de vacinação.
A ausência da Caderneta de Vacinação não é impeditivo para vacinar. Ressalta-se que o cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.
Para finalizar o mês de julho, o Carro da Vacina estará em dois locais diferentes. No dia 29, ele estará em frente ao Ceim Iraci Souza Steink, no bairro Popular, e no dia 31, em frente ao Ceim Emília Furtado Ramos, no Conta Dinheiro. Ambos os pontos funcionarão das 14h às 18h, oferecendo uma oportunidade prática e acessível para a população se imunizar.
Texto e foto: Silvana Mateus