A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta seu objetivo em zelar constantemente pela saúde da população. Além do atendimento em atenção básica e especialidades, a rede municipal de saúde acolhe múltiplas demandas da população, incluindo o incentivo a prevenção, por meio de áreas como as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, as Academias de Saúde e os grupos específicos, como: gestantes, hipertensos, diabéticos, saúde mental entre outros.
A Secretária da Saúde, Susana Zen, destaca que cuidar da saúde vai muito além da ausência de doenças. “Envolve hábitos saudáveis, práticas de atividades físicas, lazer, descanso e cuidados com a saúde mental. Nessa linha estamos cada vez mais empenhados em promover atividades complementares que ajudem a melhorar realmente a qualidade de vida de todos”, ressalta.
A Secretaria da Saúde valoriza o seu “bem maior” que é a saúde, e o objetivo da comemoração é conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar-se.
A data é uma referência ao aniversário de nascimento do Doutor Oswaldo Cruz (1872), médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista, que liderou as campanhas para a erradicação da febre amarela, da peste bubônica e da varíola no país. No Brasil a data foi instituída em 8 de novembro de 1971, pelo decreto de Lei nº 5352, que determinou como 5 de agosto o dia para ser dedicado à conscientização da população sobre o valor da saúde.
Quem foi Oswaldo Cruz?
Importante personagem na história da saúde pública brasileira, Oswaldo Gonçalves Cruz, médico e cientista, nasceu em São Luís do Paraitinga (SP), em 5 de agosto de 1872. Ele foi um dos pioneiros nos estudos das doenças tropicais, que em meio a tantas lutas, conseguiu tornar a vacinação obrigatória no pais, ajudando a prevenir diversos tipos de doenças.
Oswaldo Cruz, graduou-se na Faculdade de Medicina do Rio de janeiro em 1892, apresentando a tese de doutoramento A vehiculação microbiana pelas águas. Antes de concluir o curso, já publicara dois artigos sobre microbiologia na revista Brasil Médico.
Em 1900, o sanitarista fundou o Instituto Soroterápico Federal, no bairro Manguinhos, Rio de Janeiro, atualmente Fundação Oswaldo Cruz, instituição respeitada internacionalmente, e em 1903, foi nomeado diretor geral de Saúde Pública, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde.
No XIV Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim de 1907, o médico recebeu a medalha de ouro pelo trabalho de saneamento do Rio de Janeiro. Oswaldo Cruz ainda reformou o Código Sanitário e reestruturou todos os órgãos de saúde e higiene do país.
Atualmente, a Instituição Oswaldo Cruz, está vinculada ao Ministério da Saúde, e abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas, prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde, fabricação de vacinas, medicamentos, implementação de serviços sociais e tantos outros.
Oswaldo Cruz, morreu dia 11 de fevereiro de 1917, com apenas 44 anos. Sofrendo de crise de insuficiência renal. O médico cientista deixou um legado significativo para a saúde pública no Brasil.
Texto: Silvana Mateus
Arte: João Francisco Custódio Maciel