Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, aderiu à campanha contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), destinada a adolescentes e jovens com idade entre 15 a 19 anos que não tenham recebido nenhuma dose da vacina dentro da idade recomendada. A campanha segue até dezembro deste ano.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e prevenir doenças graves, como o câncer de colo do útero, pênis, ânus, boca e garganta, garantindo proteção contra os tipos mais comuns do Papilomavírus Humano (HPV).
Atualmente, a vacina contra o HPV é ofertada de forma rotineira para meninas e meninos com idades entre 9 e 14 anos, em dose única. No entanto, jovens de 15 a 19 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal terão a oportunidade de receber a imunização de forma gratuita.
O Brasil é destaque na vacinação contra HPV, em 2024, 82% das meninas e 67% dos meninos com idades de 9 a 14 anos, foram vacinados. Os números são superiores à média global. A Prefeita de Lages, Carmen Zanotto, reafirma o compromisso com a saúde pública, “Estamos fortalecendo a rede de assistência para facilitar o acesso à vacina e trabalhamos para disponibilizar pontos de vacinação de forma contínua e acessível. Nosso compromisso é garantir que todos os adolescentes e jovens que perderam a oportunidade de se vacinar anteriormente possam agora receber a dose de proteção contra o HPV”, destaca.
O imunizante está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com salas de vacinas. As equipes de saúde estão mobilizadas para garantir que nenhum jovem dessa faixa etária fique sem a imunização. Atualmente, o esquema vacinal contra o HPV é composto por dose única, o que facilita a adesão e garante proteção eficaz contra os principais tipos do vírus.
A orientação é para que todos os adolescentes e jovens com idade entre 15 e 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra o HPV, dirijam-se à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.
Confira os locais com salas de vacinas abertas: UBSs Centenário, Coral, Guarujá, Habitação, Penha, Petrópolis, Promorar, Santa Catarina, Santa Helena, São Carlos, São Cristóvão, São Miguel, Universitário, Vila Mariza, Cresça, Hospital e Maternidade Tereza Ramos e Central de Imunização.
Texto e foto: Silvana Mateus