A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, oferece à população lageana um espaço que promove qualidade de vida e bem-estar. O programa “Saúde em Foco” integra o projeto da academia de saúde do bairro Guarujá, atendendo os grupos de saúde vinculados à unidade. O objetivo é promover práticas corporais, atividade física, incentivar a alimentação saudável e a educação em saúde.
Os encontros acontecem quinzenalmente, no período da tarde, com os profissionais da saúde disseminando conhecimentos em diferentes temas. Todos os usuários que se enquadrarem nos grupos estão convidados a participar dos encontros que acontecem na sede da academia. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (49) 3251-7937.
A Academia fica ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS), na rua Vera Cruz. O local conta com profissionais qualificados para os trabalhos voltados à atividade física. Além das aulas, as equipes participam de caminhadas, pedaladas e exercícios diversos, tudo de forma gratuita.
A Secretária da Saúde, Susana Zen, afirma o compromisso da administração municipal com a prevenção e qualidade da saúde da população. “Estamos investindo cada vez mais em ações educativas e programas gratuitos para que todos tenham a oportunidade de cuidar da saúde. É um pedido da prefeita Carmen Zanotto ampliar iniciativas de práticas de atividades físicas para transformar saúde, qualidade de vida e desenvolvimento”, explica.
Estudos indicam que a prática regular de atividade física favorece a evolução do indivíduo, trazendo benefícios para mente e corpo. Contribui para a prevenção e o combate a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, doenças pulmonares, hipertensão, osteoporose e até câncer. Além disso, aumenta a eficácia na manutenção e fortalecimento do sistema imunológico.
O Programa Academia da Saúde (PAS), lançado em 2011, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para população com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividade física, de lazer e modos de vida saudáveis.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação