O objetivo é coletar dados e informações para melhorar a sanidade humana e animal
A Secretaria de Saúde, através do setor de Vigilância em Saúde, iniciou um programa informativo sobre os cuidados com saneamento básico e a qualidade da água consumida nas propriedades da área rural do município. O objetivo é coletar dados e informações para melhorar a sanidade humana e animal. “Mais do que identificar problemas ou atuar apenas na fiscalização e autuação, queremos contribuir para a conscientização dos moradores, e com isso evitar a proliferação de doenças”, explica a diretora da Vigilância em Saúde, Regina de Souza Oliveira.
Uma dessas doenças é a cisticercose, causada por um parasita e transmitida do homem para o animal, através da contaminação da água, alimentos e até mesmo pelas mãos. Nesta terça-feira (18), uma equipe com profissionais do Centro de Controle de Zoonoses, da Atenção Básica e das vigilâncias em Saúde, Epidemiológica e Ambiental visitaram a propriedade da família Sasso, na localidade de Rancho de Tábuas, com o propósito de oferecer orientação aos produtores, cuja principal fonte de renda é a pecuária.
De acordo com o médico veterinário, Maycon de Oliveira Padilha, do Centro de Zoonoses, “através das visitas vamos verificar as condições de saneamento básico e a qualidade de água consumida, e se necessário dar o apoio técnico para resolver questões eventuais de contaminação.”
Seu Osni e a esposa Zenilda receberam folders explicativos e uma caixa com frascos de hipoclorito, composto químico doado pelo Ministério da Saúde para auxiliar no tratamento da água. “Vamos fazer a coleta para analisar a qualidade de água, mas até que saia o resultado eles poderão utilizar a solução, tanto na água consumida que vem do poço artesiano, quanto na limpeza da caixa d’água”, explica a gerente da Vigilância Ambiental, Larissa Costa Oliveira.
Galeria