10 de setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio - uma campanha de conscientização sobre a valorização da vida e incentivo para que as pessoas busquem apoio em momentos de sofrimento emocional. A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria da Saúde, ressalta a relevância do cuidado e do acolhimento. Além do atendimento na Atenção Básica, a rede municipal de Saúde acolhe diversas demandas, incluindo atendimento especializado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s), e promove a prevenção por meio de ações, como, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), Academias da Saúde e grupos específicos de saúde mental.
Lages conta ainda com o PlanificaSUS, que tem como principal intuito revisitar os processos implementados, com um olhar direcionado para a saúde mental, apoiando a organização da linha de cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), e organiza a Rede de Atenção à Saúde (RAS) no Sistema Único de Saúde (SUS).
Neste contexto, está em andamento no município de Lages uma capacitação composta por oito turmas, envolvendo profissionais da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Especializada, com foco na utilização do Manual de Intervenções Mental Health Gap Action Programme (mhGAP), da Organização Mundial da Saúde (OMS). A formação busca instrumentalizar os trabalhadores da Saúde para que estejam mais preparados ao realizar acolhimento, manejo e encaminhamento qualificado dos casos de saúde mental, fortalecendo o cuidado em rede.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS), o suicídio é a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal entre os jovens brasileiros de 15 a 29 anos. Dados da OMS também apontam que o suicídio é considerado a segunda causa de mortes entre jovens no mundo, depois de acidentes de trânsito.
Garantia de acesso a cuidado digno e qualificado a cada cidadão. “Em tempos de desafio, fortalecemos nossa rede de Atenção Básica, ampliação de serviços nos Caps’s e ações de prevenção que promovem saúde mental e bem-estar para todas as idades. Entendemos que valorizar a vida são sinais de responsabilidade pública: Ouvir, orientar e encaminhar quando necessário”, pontua a secretária da Saúde, Susana Zen.
No Brasil, a campanha Setembro Amarel” foi criada em 2015, no entanto, a data 10 de setembro, Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2003, com o desígnio de conscientizar a população sobre a prevenção e dar visibilidade à causa.
A Secretaria de Saúde dispõe de serviços que integram a Rede de Atenção Psicossocial
· Centro de Atenção Pssicossocial Infantojuvenil (Capsi) - Rua Coronel Córdova, nº: 1.078 - Centro - Telefone: (49) 3251-7965
· Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps AD) - Rua Lauro Müller, 457 - Centro - Telefone: (49) 3251-7972
· Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) - Avenida João Goulart – Bairro Pisani - Telefone (49) 3251-7974
· Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - relação disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Em caso de urgência/emergência
· Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas Doutora Maria Gorete dos Santos
· Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - 192
Texto: Silvana Mateus
Arte: Fernanda Cordeiro