O Programa Saúde na Escola (PSE) continua percorrendo as unidades escolares do município levando prevenção e conscientização. Nesta semana, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizaram ações de imunização e assistência à saúde nas escolas e nos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims).
Na quinta-feira (11), foi a vez do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Girassol, do bairro Santa Mônica. Os alunos participaram de uma orientação de forma lúdica sobre a “Saúde Mental”, menos tela, mais conexão. Um chamamento para reduzir o tempo de tela e priorizar interações presenciais e atividades que fortaleçam o bem-estar. A atividade foi realizada pela equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde e acadêmicos do curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
Já na Escola de Educação Básica Vidal Ramos, alunos do 5º ao 9º, participaram da ação oferecida pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), através dos profissionais, Franciane Ferreira da Costa, Lucas Manfroi Pereira e Ana Paula da Costa, que trabalharam o tema “Setembro Amarelo”. A atividade objetivou contemplar ações de combate ao suicídio e a depressão, despertar para a importância da saúde mental e desenvolver habilidades socioemocionais mais efetivas, por meio de atividades que favoreçam o aluno, no sentido de entenderem a si próprios e o outro sem julgamento, dando espaço ao acolhimento.
De acordo com a Secretária da Saúde, Susana Zen, o projeto PSE, tem como objetivo a promoção da saúde e o bem-estar integral dos estudantes da rede pública de ensino, através da articulação entre os setores da Saúde e da Educação. “O foco é contribuir para o desenvolvimento psicossocial dos alunos, proporcionando intervenções para um melhor manejo das emoções não só no cotidiano escolar, mas também no contexto familiar”, pontua.
Ainda durante a semana o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) João José Teodoro, do bairro Santa Catarina e a Escola de Educação Básica Godolfin Nunes de Souza, bairro da Penha, também participaram de atividades, sobre escovação antropometria e conferência das carteiras de saúde (vacinação).
O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação