Notícias
Educação em saúde mobiliza comunidade da Penha em encontro com Cerest e Centro de Controle de Zoonoses
15/09/2025
Iniciativa ofereceu exposição educativa, maquetes e orientações sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos

Moradores do bairro Penha participaram, no último sábado (13 de setembro), da primeira edição do projeto “Promovendo Conhecimento”, da Prefeitura de Lages/ Secretaria da Saúde, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O evento ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Penha durante todo o dia, incluindo roda de conversa e informações sobre diversos temas de saúde pública. Com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços básicos de saúde, fortalecer os vínculos com a comunidade e reforçar o cuidado preventivo, especialmente junto a grupos prioritários, a equipe da Unidade de Saúde, juntamente com parceiros, ofereceu à comunidade um dia de cuidados e orientações.

A Secretaria da Saúde, Susana Zen, destacou a importância das ações entre os setores vinculados à saúde. “Ao unir informação acessível, acolhimento e orientação especializada, conseguimos não apenas prevenir acidentes, mas também promover a conscientização ambiental e a saúde coletiva", enfatiza.

A equipe de profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) disponibilizaram materiais explicativos por meio de maquetes e de exposição de animais peçonhentos.

Durante o encontro, os participantes puderam observar de perto diversos animais conservados em formol como cobras, aranhas e escorpiões. A atividade teve como propósito compartilhar conhecimentos, promover a conscientização ambiental e ampliar o aprendizado sobre as diferentes espécies, além de orientar sobre a forma adequada de lidar com cada uma delas, visando à prevenção de acidentes.

De acordo com a gestora e enfermeira da Unidade, Jessica Martins Pereira Prada, é importante conhecer sobre os tipos de acidentes que podem ocorrer com estes animais. “Esclarecemos sobre os sintomas e os protocolos para melhor atendimento da rede municipal de saúde e que podem ser aplicadas por familiares e comunidade que participaram”, explica.

As ações estão alinhadas às metas da Atenção Primária à Saúde (APS) e reforça compromisso da gestão municipal com a prevenção e o cuidado contínuo à saúde da população, promovendo mais cidadania, bem-estar e qualidade de vida para todos.

Texto: Silvana Mateus

Fotos: Divulgação

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefones

(49) 3251-7600
(49) 3251-7699
Todos os Direitos Reservados © 2024