Crianças e estudantes (adolescentes) de 12 unidades de ensino ligadas à rede pública municipal (Sistema Municipal de Educação) regularizaram suas Carteiras e Cartões de Vacinação durante a Campanha de Multivacinação desenvolvida nesta terça-feira (23 de setembro) pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria da Saúde, com o intuito de ampliar o acesso à imunização diretamente no ambiente escolar e, como consequência, facilitar a vida das famílias diante da rotina corrida.
A atividade foi organizada pela Vigilância Epidemiológica, em parceria com os profissionais da Educação. A aplicação das doses iniciou pela manhã, às 8h30min, e seguiu até as 16h30min.
A Campanha de Vacinação integra a estratégia da Prefeitura de aumentar a cobertura de imunização de doenças entre as faixas etárias em período escolar. “Estamos empenhados em proteger a saúde de nossos jovens e toda a comunidade. Responsabilidade do Município, a prevenção a partir da vacinação em massa reduz riscos de doenças evitáveis e promove espaços estudantis mais seguros. A parceria com a Secretaria da Educação é fundamental para ampliar o alcance das ações, facilitar o atendimento aos alunos e fortalecer a adesão ao calendário vacinal, garantindo maior proteção à população”, destaca a secretária da Saúde, Susana Zen.
Cuidados com a comunidade em todos os períodos da vida. “Vejo diariamente a importância da vacinação para a saúde de nossos alunos, familiares e professores. As precauções estão conectadas ao aprendizado seguro e inclusivo”, comenta a diretora da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santa Helena, Karine Aparecida Murer.
Um dos alunos imunizados, Kauã Subtil Costa, do 9º ano do ensino fundamental. “É importante tomar a vacina porque a gente fica protegido e para proteger os outros. Todos temos de nos preocupar com a coletividade.” A participação de estudantes como Kauã demonstra o comprometimento da área escolar com a saúde e com a necessidade de se manter o calendário vacinal em dia.
A Secretaria da Saúde de Lages trabalha atenta para que os índices vacinais sejam satisfatórios. Ações de mobilização e comunicação estão permanentemente em execução ao longo do ano.
Texto e fotos: Silvana Mateus