No mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu as alunas do oitavo ano do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires. Durante a visita, as alunas tiveram a oportunidade de conhecer de perto a rede de Atenção Básica de Lages, compreender o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e conhecer os diferenciais do município nesta área.
A secretária de Saúde, Susana Zen, agradeceu a iniciativa e destacou a satisfação em receber as alunas, reforçando que a secretaria está sempre à disposição para contribuir com a formação estudantil. “A prefeita Carmen Zanotto ressalta sempre a importância de estarmos de portas abertas para ouvir, aprender e agir. A visita das estudantes reforçou esse compromisso com a qualidade da Atenção Básica e com o funcionamento do SUS, que protegemos com transparência e presença constante”, aponta.
A visita faz parte da VI Mostra do Conhecimento que tem como tema deste ano “Cidades Inteligentes: tecnologias, sustentabilidade e qualidade de vida no século XXI”. As alunas Stefany, Lara, Laís, Maria Luiza, Luane, Isadora, Pietra, Paola, Manuela, Luiza e Maria Vitória, escolheram trabalhar com o tema “Sistema Único de Saúde (SUS), o futuro que queremos”. As estudantes visitaram também os hospitais da cidade, coletaram dados, analisaram indicadores, identificaram desafios de infraestrutura e propuseram ações para aprimorar o atendimento, a gestão e a integração entre serviços, visando tornar o SUS mais eficiente, acessível e humanizado para a população.
A estudante Maria Clara Guimarães Rosado, foi uma das visitantes. “Conhecer de perto como funciona a gestão pública e como as ações de saúde impactam a vida da comunidade nos inspira a pesquisar mais sobre políticas de saúde e a buscar maneiras de contribuir com soluções criativas para desafios reais da nossa cidade”, explica.
A Mostra do Conhecimento começa hoje (1º de outubro), no Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires. O evento é anual, de caráter científico, cultural e educativo e tem como objetivo integrar estudantes, professores, monitoria e equipe de gestão em torno da produção e aplicação prática do saber, incentivando a reflexão crítica, o uso responsável das tecnologias e a responsabilidade socioambiental.
O evento é aberto à comunidade escolar, famílias e convidados. Os estudantes do Ensino Médio, apresentarão nesta quarta-feira a partir das 18h30min, seus trabalhos de pesquisa. Já os estudantes do Ensino Fundamental, apresentarão seus trabalhos no sábado (4 de outubro), das 13h30min às 17h.
Texto e foto: Silvana Mateus