Em alusão ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e ao Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), nesta segunda-feira (6 de outubro), a Prefeitura de Lages, por meio da Diretoria de Atenção Primária e em parceria com o Núcleo de Cuidados Paliativos e o Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS), realizou um encontro com os profissionais da área. O evento aconteceu no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Uniplac e teve como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais que desempenham um papel essencial na promoção da saúde e no bem-estar da população.
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), ressaltando o papel essencial de cada um na promoção da saúde e na aproximação entre o poder público e a comunidade. “Saber que estamos fazendo a diferença na vida daqueles que mais precisam é o que nos motiva todos os dias. Esse é o nosso papel e o nosso dever enquanto gestores públicos. Precisamos continuar avançando nas políticas de acesso à saúde, fortalecendo o trabalho em equipe, valorizando os profissionais e garantindo que cada cidadão receba o cuidado e a atenção que merece”, afirmou a prefeita.
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atuam como ponte entre a comunidade e o Sistema Único de Saúde (SUS), realizando visitas domiciliares, promovendo educação em saúde e facilitando o acesso aos serviços. Já os Agentes de Combate às Endemias (ACE) trabalham na prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya, eliminando focos de infestação e conscientizando a população. Ambos são fundamentais para garantir saúde e qualidade de vida à comunidade.
A secretária da Saúde, Susana Zen, destacou a relevância da iniciativa. “Este encontro é uma oportunidade de reconhecermos o trabalho de cada profissional, alinharmos nossas metas e fortalecermos o apoio a quem está na linha de frente do cuidado com a população”, explica.
Durante o encontro, 60 profissionais que estão em processo de formação do curso Mais Saúde com Agente receberam seus certificados. O curso antes conhecido como O Programa Saúde com Agente, representa a ampliação da oferta dos cursos técnicos em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
O curso tem como objetivo promover a qualificação profissional, fortalecendo o vínculo dos ACS e ACE com a população e preparando-os para as novas atribuições das categorias e para os desafios atuais. Além disso, busca contribuir para um sistema público de saúde mais resolutivo, justo e participativo
Para a preceptora e enfermeira, Ângela da Cruz Correia, a formação dos profissionais é um momento de construção. “O conhecimento adquirido fortalece tanto a vida profissional quanto pessoal, aprimorando práticas e elevando a qualidade dos serviços prestados”, conclui.
Os participantes assistiram a palestras sobre Cuidados Paliativos na Atenção Primária, conduzida pela equipe do Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS), e sobre Comunicação Não Violenta, apresentada pelo juiz Alexandre Takaschima, da 4ª Vara Cível da comarca de Lages.
Texto e fotos: Silvana Mateus