Prefeitura de Lages/Secretaria da Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Residencial Terapêutico, realizou na manhã desta sexta-feira (10 de outubro) uma programação especial no Parque Jonas Ramos, em celebração ao Dia Mundial da Saúde Mental. O evento contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas.
Com o objetivo de promover o bem-estar, incentivar hábitos saudáveis e fortalecer o cuidado com a saúde mental, a atividade incluiu caminhada, roda de conversa, alongamento, ioga e técnicas de relaxamento e respiração orientadas por profissionais.
A prefeita, Carmen Zanotto destacou a importância da iniciativa para toda a comunidade. “Falar sobre saúde mental é um compromisso que precisa ir além das datas comemorativas. A ação promovida pelo Caps reforça nosso cuidado com as pessoas e demonstra que ninguém está sozinho nesse processo. A Prefeitura segue de mãos dadas com os profissionais da saúde e com cada usuário atendido, garantindo acolhimento, respeito e oportunidades de superar desafios com dignidade e esperança”, afirma.
Segunda a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental vai além da ausência de doenças, representando um estado de completo bem-estar físico, psicológico e social. Entre os transtornos mais comuns estão a ansiedade, a depressão, a dependência de álcool e outras drogas, além de perturbações psicóticas como esquizofrenia, deficiência intelectual e demências.
Para o gerente do Caps, Paulo Panatta, ações como essa contribuem para a integração social e o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento. “Nosso objetivo é realizar um trabalho de conscientização e valorização da saúde mental para cada uma das pessoas atendidas, assim como para nossos profissionais, colaboradores e convidados da comunidade”, explica.
O Centro de Atenção Psicossocial dispõe de uma equipe técnica multiprofissional com enfermeira, técnica de enfermagem, psicólogas, assistente social, médico psiquiatra e médico clínico, terapeuta ocupacional, artesã, motorista, auxiliar de serviços gerais, estagiários de psicologia e administrativo, para realizar os atendimentos.
Para manter uma boa saúde mental, especialistas recomendam não se isolar, fortalecer os laços familiares e de amizade, diversificar interesses e manter-se ativo tanto física quanto intelectualmente. É fundamental também procurar um médico ao perceber sinais ou sintomas de alterações emocionais.
Atendimento Psicossocial
Em Lages, a porta de entrada para qualquer pessoa que precise de atendimento psicossocial são as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Caps, que atendem de portas abertas por demanda livre. Cada caso é analisado separadamente e, de acordo com a necessidade, o paciente é encaminhado para tratamento na própria unidade de saúde ou em um dos Centros de Atenção Psicossocial.
Unidades de Lages:
· Centro de Atenção Pssicossocial Infantojuvenil (Capsi) - Rua Coronel Córdova, nº: 1.078 - Centro - Telefone: (49) 3251-7965;
· Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps AD) - Rua Lauro Müller, 457 - Centro - Telefone: (49) 3251-7972;
· Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) - Avenida João Goulart – Bairro Pisani - Telefone (49) 3251-7974.
Texto e fotos: Silvana Mateus