No Dia Nacional e Mundial de Prevenção da Obesidade, 11 de outubro, a Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, atrai a atenção para a conscientização sobre os riscos e a adoção de hábitos saudáveis. A obesidade é um dos principais desafios de saúde pública da atualidade, exigindo ações de prevenção, educação e cuidado contínuo.
A obesidade pode acometer pessoas de todas as idades e está associada a diversos problemas graves de saúde, como, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão, além de estigmas e preconceitos relacionados ao excesso de peso, que podem desencadear questões psicológicas, baixa autoestima, angústia e depressão.
Entre as ações desenvolvidas em Lages existem as praticadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) inseridas no Programa Saúde na Escola (PSE), com abordagem de temas inerentes à prevenção da obesidade infantil, como, alimentação saudável e prática de atividade física.
A prevenção da obesidade passa pela conscientização sobre a importância da atividade física regular. A Prefeitura de Lages mantém duas Academias da Saúde, localizadas nos bairros Guarujá e Santa Mônica, ambas com educador físico responsável por planejar, orientar e acompanhar a prática de atividades físicas e esportivas, visando a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população. “Ao longo das atividades desenvolvidas semanalmente, observamos melhorias significativas no controle de peso, na pressão arterial entre hipertensos e na glicemia de diabéticos. Há uma expressiva melhoria da saúde mental e da disposição para as atividades do dia a dia”, avalia o educador físico em Programa da Saúde, Bruno Dias Melo.
Poder da escolha saudável transforma vidas por meio de atitudes diárias
O poder da escolha saudável reside em tomar decisões diárias conscientes que impactam positivamente a saúde física e mental. Pequenas mudanças de hábito, como, optar por alimentos naturais, praticar atividades físicas regularmente e reservar momentos para o bem-estar emocional, podem representar a diferença entre uma vida limitada e uma trajetória plena de energia e disposição.
A história de Gabriel Wolinger é um exemplo vivo desta transformação. Desde a infância, Gabriel conviveu com a obesidade, e o bullying marcou toda a sua trajetória escolar. As piadas e o preconceito atingiam não apenas o corpo, mas também sua autoestima. Foi em 2014 que ele começou a praticar atividades físicas, mas sem disciplina: Iniciava e interrompia constantemente, sem conseguir manter uma rotina. Somente aos 18 anos, ao ingressar no Exército Brasileiro, ocorreu a verdadeira virada. “Aos poucos, encontrei no esporte um refúgio, uma forma de recuperar minha confiança e reescrever minha história”, lembra.
Hoje, Gabriel inspira outras pessoas a também acreditarem no poder da mudança. Especialistas da área da saúde reforçam que a prevenção ainda é a melhor estratégia. A adoção de um estilo de vida equilibrado reduz significativamente os riscos de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e depressão.
Além dos benefícios individuais, escolhas saudáveis também refletem no convívio social e familiar. Pessoas mais dispostas tendem a se relacionar melhor, produzir mais e se sentirem motivadas em diferentes áreas da vida. Para muitos, a mudança começa com um simples passo - como, trocar o elevador pela escada ou incluir uma fruta no café da manhã - e evolui para uma transformação completa. “Tenho a certeza de que o esporte mudou a minha vida. Transformou não apenas o meu corpo, mas também minha mente e a forma como me relaciono comigo mesmo e com o mundo. Minha trajetória prova que o ponto de partida não define onde podemos chegar e que cuidar do corpo também é cuidar da alma.”
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Divulgação