Referência na área da saúde pública, Lages sediou na manhã desta terça-feira (14 de outubro) a 295ª Reunião Ordinária Ampliada da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que ocorreu no Centroserra Convention Center. A solenidade contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, da prefeita de Lages, Carmen Zanotto, além de dirigentes regionais de saúde e demais autoridades do setor.
A CIB é um foro permanente de negociação, articulação e decisão consensual entre os gestores estaduais e municipais nos aspectos operacionais e na construção de pactos estaduais, municipais e regionais no Sistema Único de Saúde (SUS). O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destaca a participação dos secretários municipais para debater e deliberar importantes decisões na área da Saúde. “Reuniões como a da CIB realizada hoje em Lages são fundamentais para alinharmos prioridades e avançarmos de forma pactuada nas políticas públicas de saúde”, conclui.
Na pauta da reunião constavam 18 itens para discussão e aprovação, entre eles Cirurgia de Revisão de Quadril, Joelho com ou sem necessidade de enxerto ósseo, linha de cuidado para Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Deficiência Intelectual (DI), alocação de recursos do teto do Estado para o município de Lages para CER III Uniplac produção de aparelhos auditivos da Macro da Serra.
Em relação a esse assunto, através da Portaria GM/MS Nº 8.160, de 18 de setembro de 2025, altera a habilitação de estabelecimento para Centro Especializado em Reabilitação – CER II para CER III e estabelece recursos do Bloco de Manutenção das ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, a ser incorporado ao limite financeiro de média e alta complexidade – Mac do Município de Lages, no Estado de Santa Catarina.
Durante a reunião também foi apresentada a criação de diretrizes e encaminhamentos, uma delas diz respeito à criação de um fluxo específico para o atendimento ao paciente oncológico, abrangendo as etapas de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos. O serviço será estruturado conforme os protocolos de regulação do Estado, garantindo eficiência com transparência e mantendo a desburocratização no acesso aos exames diagnósticos.
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, anfitriã do encontro, ressaltou o orgulho de receber os gestores municipais para uma pauta tão significativa. “Lages tem pautado sua história na construção de uma saúde pública humanizada e eficiente. Receber a CIB aqui significa reafirmar o compromisso com o trabalho coletivo, com a regionalização dos serviços e com a defesa do SUS como política de Estado”, afirma.
O encontro reuniu cerca de 200 participantes, entre gestores, profissionais e especialistas da área da saúde, Além do secretário Diogo Demarchi, representaram a SES, a secretária adjunta de Estado da Saúde, Cristina Pires Paulucci, a coordenadora da CIB/COSEMS, Sinara Regina Landt Simioni, a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, a secretária da saúde de Lages, Susana Zen, a secretária executiva da CIB, Lourdes de Costa Remor, gerente regional da saúde de Florianópolis, Fabiane Mendes de Melo.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Divulgação/ Secretaria de Estado de Saúde