Notícias
“Cuidar é salvar vidas”: ações marcam Dia Mundial do Diabetes e mobilização contra a violência
07/11/2025
Evento reúne profissionais e comunidade em ações que destacam a importância da prevenção, do cuidado com a saúde e do combate à violência

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde e Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e para o Idoso, realiza duas ações integradas, dentro do projeto “Cuidar é salvar vidas”. As iniciativas acontecem de forma conjunta no dia 14 de novembro, no calçadão da praça João Costa, no Centro, das 8h às 16h30min, reforçando o compromisso com o bem-estar e a segurança da população.

A primeira ação é alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, com foco em orientação, prevenção e cuidados com a saúde, por meio de atividades práticas e educativas. Já a segunda mobilização tem como tema o movimento de orientação, prevenção e conscientização da violência contra a mulher, incluindo um ato de manifestação em repúdio ao feminicídio.

As ações buscam sensibilizar a comunidade sobre a importância do cuidado com a saúde física, da integridade e da vida das mulheres. As iniciativas também têm como objetivo alertar sobre o aumento dos casos de violência contra as mulheres e reforçar estratégias de prevenção e cuidado com pessoas que convivem com diabetes e hipertensão.

Ao longo do dia, serão oferecidos diversos serviços e atividades gratuitas, como caminhada, testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, Bioimpedância, teste rápido de creatinina e distribuição de vouchers para exames laboratoriais de creatinina e glicemia.

A programação inclui ainda maquiagem para adultos, pintura facial infantil, orientações de profissionais e acadêmicos: médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e educadores físicos, além de dança circular, auriculoterapia, testes de monóxido de carbono (50 disponíveis) e um backdrop temático para fotos.

O Hiperdia é um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa o cadastramento e acompanhamento de pacientes com hipertensão e/ou diabetes, oferecendo atenção contínua, acesso a medicamentos e orientações para o autocuidado.

A mobilização contra a violência conta também com a presença do Ônibus Lilás, inciativa itinerante do governo estadual, coordenada pela Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família (SAS). O veículo percorre municípios de Santa Catarina para combater a violência contra a mulher, oferecendo orientações sobre os direitos das mulheres e encaminhamentos.

A mobilização é resultado de um trabalho conjunto entre as secretarias da Prefeitura em parceria com a Associação Doce Vida e demais parceiros, e representa um convite ao cuidado e a participação de todos. “Essa é uma oportunidade para toda a comunidade cuidar de si e de quem ama. Convidamos todos a participarem, tirarem dúvidas e aproveitarem os serviços gratuitos que estarão disponíveis durante o evento”, reforça a prefeita Carmen Zanotto.

Com atividades práticas e educativas, o evento reforça a importância do cuidado diário e da prevenção, mostrando que atitudes simples podem salvar vidas.

Texto: Silvana Mateus

Arte: João Francisco Custódio Maciel

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefones

(49) 3251-7600
(49) 3251-7699
Todos os Direitos Reservados © 2024