Ao longo de todo o mês de novembro, a Prefeitura de Lages/Secretaria da Saúde vem intensificando as ações da campanha Novembro + Azul, com iniciativas ligadas à prevenção, ao diagnóstico precoce do câncer de próstata e ao cuidado integral da saúde do homem. Como parte desta movimentação, no dia 25 de novembro (próxima terça-feira) será a vez da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro da Várzea abrir as portas em horário expandido para uma nova ação voltada exclusivamente ao público masculino, e facilitará a sua rotina, pois em horário convencional geralmente cumprem sua jornada de trabalho.
Durante o período de suporte aos homens, das 17h às 21h, os moradores poderão acessar diversos serviços, incluindo atendimento médico preventivo, consulta odontológica e coleta de material a testes rápidos para sorologias de HIV (Human Immunodeficiency Virus), sífilis e hepatites B e C, além de orientações sobre prevenção e a oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics).
O atendimento poderá ser agendado através das Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs). “Seguimos a orientação da prefeita Carmen Zanotto nesta estratégia de ampliar o cuidado e garantir que os serviços cheguem a quem mais precisa”, lembra a secretária municipal da Saúde, Susana Zen.
A Secretaria da Saúde convida adolescentes, jovens, adultos e idosos - pais, filhos e avôs para comparecerem ao Novembro + Azul no dia 25 de novembro e alerta sobre a relevância de hábitos de vida saudáveis, exames regularmente em dia e atenção permanente sobre quaisquer sinais diferentes eventuais ou persistentes percebidos em seu corpo ou no funcionamento do seu organismo.
Texto: Silvana Mateus
Foto: Coordenação de Comunicação Social da Prefeitura de Lages/Arquivo