Aconteceu nesta quinta-feira (27) o encerramento anual do Grupo Viva Bem, marcado por alegria, integração e promoção da saúde. Durante a tarde, o grupo realizou uma roda de conversa especial em alusão ao Novembro + Azul, reunindo a comunidade na Associação de Moradores do bairro Santa Mônica. O encontro, iniciado às 13h30min, promoveu um diálogo aberto e acolhedor sobre temas essenciais para o cuidado com a saúde masculina, além de oferecer serviços de saúde, música e um coffee break para os participantes
A atividade, conduzida pelos médicos Evecio Barroso Vieira e Hudson Guilherme Damazio Santos, trouxe orientações sobre autocuidado, saúde mental, hábitos saudáveis, prevenção ao câncer de próstata e a importância de acompanhamento regular na rede de saúde. A troca entre profissionais e participantes marcou a experiência, permitindo que dúvidas fossem esclarecidas e relatos pessoais fortalecessem o aprendizado coletivo.
A Secretária da Saúde, Susana Zen, ressaltou o impacto positivo das ações promovidas pelo Grupo Viva Bem, ligado à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. “O trabalho desenvolvido pela equipe do Grupo Viva Bem demonstra sensibilidade, comprometimento e um cuidado que vai além das ações tradicionais, alinhando-se ao pedido especial da nossa prefeita Carmen Zanotto, de construir uma saúde mais humana, participativa e voltada às necessidades reais da população”, afirmou.
A gestora e enfermeira da UBS, Tatiana Matos, destacou também a importância da participação da comunidade. “Os encontros do Grupo Viva Bem têm se mostrado um espaço valioso de escuta, troca e acolhimento. A cada atividade, percebemos o quanto a comunidade se sente mais próxima da unidade de saúde e mais confiante para buscar orientação e cuidado”, pontuou.
O Grupo Viva Bem está presente na comunidade desde março de 2025 e, desde então, vem fazendo a diferença na vida de todos que participam de suas atividades. “Participo do grupo desde o início do ano e posso dizer que cada encontro fez diferença na minha vida. Aqui eu encontrei acolhimento, orientação e, principalmente, pessoas que caminham juntas em busca de mais saúde e qualidade de vida. Esse encerramento mostra o quanto evoluímos como grupo. Sou muito grato à equipe e a todos que compartilham esse espaço comigo”, comentou a moradora do bairro, Maria Juracelia.
Já o senhor Salvador Pereira Branco aproveitou a roda de conversa para tirar dúvidas e, ao final, ainda celebrou o momento com uma boa dança. “Foi um encontro muito especial. Consegui tirar minhas dúvidas e ainda aproveitar para me divertir um pouco. Momentos assim fazem muito bem pra gente”, disse.
As atividades chegam ao fim por agora, mas o Grupo Viva Bem segue próximo da comunidade e retorna no próximo ano com ainda mais encontros, diálogo e acolhimento.
Texto e fotos: Silvana Mateus