Depois da tempestade convectiva que atingiu Lages no domingo (30 de novembro), com danos estruturais em edificações públicas, os serviços da Secretaria Municipal da Saúde irão começar a ser retomados de forma gradual a partir desta terça-feira (2 de dezembro). As equipes trabalharam intensamente para reorganizar os atendimentos, minimizar os impactos causados pelos danos estruturais e garantir a segurança dos cidadãos. “Mobilizamos todas as equipes desde as primeiras horas, buscando soluções rápidas para que a população não ficasse desassistida. Mesmo diante dos danos significativos em algumas estruturas, conseguimos reorganizar os serviços em tempo recorde. A prioridade é assegurar que cada pessoa continue recebendo o atendimento necessário, com segurança e qualidade”, alerta a prefeita Carmen Zanotto.
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), assim como os setores administrativos da Secretaria da Saúde e o setor de Regulação, voltarão as suas atividades normais ao público já nesta terça-feira (2).
A Vigilância Epidemiológica, Farmácia Básica Central e Laboratório Municipal deverão retomar o atendimento à comunidade também na terça-feira (2), em horário normal. Os demais setores da Vigilância voltarão a funcionar na quarta-feira (3 de dezembro), incluindo a Central de Imunização. A Farmácia Básica Central manterá atendimento regular a partir das 13h desta terça-feira (2 de dezembro).
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) passará a atender temporariamente na Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade, no 3º andar, a partir desta terça-feira (2). Os setores de Oxigenioterapia e Ostomia também funcionarão na Policlínica, no 2º andar. Nesta terça-feira será realizada a entrega das autorizações para recarga de cilindros (de oxigênio). Ambos os serviços retomarão seu atendimento normal na quarta-feira (3 de dezembro).
O setor de Curativos Especiais foi realocado provisoriamente para o prédio da antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Nova, situada na rua Anísio Mortari, nº: 90, e voltará a atender a partir de quarta-feira (3).
A Secretaria da Saúde lembra que todas as mudanças têm caráter temporário e foram adotadas para garantir a continuidade dos serviços até a conclusão dos reparos nos espaços afetados. A população pode acompanhar novas atualizações pelos canais oficiais da Prefeitura de Lages.
Texto: Silvana Mateus
Foto: Silvana Mateus e Fábio Pavan