A Secretaria Municipal da Saúde, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Penha, Santa Catarina e Guarujá realizaram, no último final de semana, ações exclusivas voltadas ao público masculino, em alusão à campanha Novembro + Azul. As iniciativas tiveram como objetivo facilitar e ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde, incentivando o autocuidado e a prevenção.
Os atendimentos foram ofertados mediante agendamento prévio e incluíram consulta médica e odontológica, atendimento com nutricionista, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites), vacinação e encaminhamento para vasectomia, conforme indicação profissional.
As atividades integraram o encerramento das ações da campanha Novembro + Azul no município que, ao longo do mês, promoveu diversas iniciativas voltadas ao cuidado integral da saúde masculina. As ações também buscaram superar barreiras comuns enfrentadas pelos homens, como a falta de tempo devido ao trabalho durante a semana, o que muitas vezes dificulta a procura por atendimento.
A secretária de Saúde, Susana Zen, ressaltou o compromisso da gestão com o cuidado permanente à saúde dos homens. “Durante todo o mês de novembro intensificamos as ações voltadas à saúde do homem, garantindo mais acesso, acolhimento e informação. Esse cuidado com a saúde da população é uma prioridade a administração da prefeita Carmen Zanotto, que incentiva a oferta contínua desses serviços”, afirma.
Para a gestora do Guarujá, Cleonice de Fatima Bombana, a realização simultânea dessas atividades fortaleceu o vínculo com a comunidade, evidenciando o comprometimento com o atendimento humanizado. “Ficamos muito satisfeitas com a adesão ao longo da manhã. Foi uma oportunidade valiosa para atualizar a saúde, esclarecer dúvidas e aproximar ainda mais os homens dos serviços oferecidos pela rede”, destaca.
O morador do bairro Guarujá, Eduardo Ribeiro Garcia ressaltou a importância da iniciativa. “Nem sempre conseguimos tempo durante a semana para ir ao posto. Ter esse atendimento especial no sábado facilitou muito”, afirma.
Já Eclair Pires de Almeida, que participou pela primeira vez de uma ação voltada ao Novembro + Azul, destacou o acolhimento das equipes. “Fui muito bem atendido. A equipe explicou tudo com calma e isso nos motiva a cuidar mais da saúde. Espero que ações como essa continuem acontecendo”, comenta.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Silvana Mateus e divulgação