A Secretaria Municipal da Saúde informa que a Sala de Vacinas do Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HMTR) passará a operar em um novo horário de atendimento. A mudança tem como objetivo aprimorar o fluxo interno da unidade e garantir um atendimento mais adequado ao público, que será recebido em horários diferenciados.
Ao público externo, o funcionamento permanece organizado em dois turnos - das 10h às 12h e das 13h às 17h. Neste período serão oferecidas todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Imunização, com atualização da caderneta vacinal, além de orientações.
A gerente da Vigilância Epidemiológica do município, Franciele Cesar Hoffer Costa, recorda que a mudança foi planejada para qualificar ainda mais o atendimento. “Esta reorganização permite que nossa equipe consiga atender, de forma mais estruturada e segura, tanto o público interno, quanto o externo. É uma medida alinhada ao compromisso da prefeita Carmen Zanotto, que sempre enfatiza a importância de um serviço de saúde organizado, acessível e humanizado para todos.” A imunização contra doenças, como, sarampo e meningite, seguem como prioridade nas campanhas e ações da rede pública municipal de saúde.
Saiba mais
O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa e já foi uma das principais causas de mortalidade infantil em todo o mundo. Apesar dos avanços significativos no controle e prevenção por meio da vacinação, o sarampo ainda representa um desafio à saúde pública, especialmente em regiões com baixas taxas de imunização. Caracterizado por sintomas que podem ser confundidos com os de outras doenças virais, o sarampo exige atenção e conhecimento para ser identificado e tratado adequadamente e somente é prevenido de forma eficaz com a vacina tríplice viral.
A meningite, uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia. As vacinas estão disponíveis à prevenção das principais causas de meningite bacteriana.
Os imunizantes do calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são os seguintes:
A Secretaria da Saúde aconselha a comunidade sobre manter a vacinação em dia e orienta que a população procure a Sala de Vacinas no novo horário para ter o atendimento adequado.
Texto: Silvana Mateus, com informações do Ministério da Saúde (MS)
Foto: Coordenação de Comunicação Social da Prefeitura de Lages