Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra o HIV, 1º de dezembro, a Secretaria Municipal da Saúde desenvolverá, no dia 12 de dezembro (sexta-feira), uma mobilização com 24 horas de serviços ininterruptos na Vigilância Epidemiológica. Começará no primeiro minuto de sexta-feira, prolongando-se até 23h59min de sexta (12). A mudança da data ocorreu em razão da tempestade registrada no dia 30 de novembro, quando originalmente seria realizada a ação (entre 30 de novembro e 1º de dezembro).
Com o tema “A vida é mais forte que o HIV”, a iniciativa busca a prevenção, o diagnóstico precoce e o cuidado contínuo, e assegurar atendimento acessível e humanizado em qualquer horário do dia. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e incentivar que mais pessoas façam seus exames e esclareçam dúvidas, reduzindo obstáculos que muitas vezes dificultam a busca por atendimento.
O público será recebido na Vigilância Epidemiológica Municipal, localizada na Praça Leoberto Leal, ao lado da Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade. No local, a população poderá acessar, durante as 24 horas de ação, uma série de atendimentos essenciais: Testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) - HIV, sífilis e hepatites B e C, atualização vacinal, orientações de prevenção e acolhimento individualizado, com suporte integral a quem procurar o serviço. Atendimento será conduzido por uma equipe multiprofissional preparada para oferecer informação qualificada e cuidado humanizado.
A mobilização integra as ações da campanha nacional Dezembro Vermelho e reafirma o compromisso do Município com o enfrentamento do HIV, da Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de promover informação, acolhimento e proteção à comunidade. “O propósito é aproximar ainda mais a população dos serviços de saúde, garantindo que todos os cidadãos tenham oportunidade de realizar seus exames, receber orientações e sanar dúvidas, sem barreiras. A determinação da prefeita Carmen Zanotto é justamente esta: Ampliar o cuidado, fortalecer a presença das equipes junto às comunidades e ofertar ações que realmente impactem na vida das pessoas”, esclarece a secretária da Saúde, Susana Zen.
Para saber: Em inglês, Aids quer dizer “Acquired Immunodeficiency Syndrome”. Em português, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. HIV, em inglês, “Human Immunodeficiency Virus”, palavra traduzida para “Vírus da Imunodeficiência Humana”. Mais informações podem ser solicitadas por telefone: (49) 3251-7626.
Texto e foto: Silvana Mateus