Notícias
Unidades de Saúde dos bairros Vila Nova e Centenário promovem ações do Dezembro Vermelho com foco em prevenção e acolhimento
17/12/2025
A programação, realizada ao longo de dois dias enfatizou a Atenção Primária ao unir informação, prevenção e cuidado integral

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila Nova e Centenário realizaram, nesta terça e quarta-feira (16 e 17 de dezembro), ações alusivas ao Dezembro Vermelho, campanha voltada à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ao incentivo ao diagnóstico precoce. A iniciativa proporcionou à comunidade momentos de informação, bem-estar e acolhimento, lembrando a importância do cuidado integral com a saúde.

A ação teve como propósito criar um ambiente de escuta, empatia e leveza, promovendo a conscientização sobre a prevenção, o autocuidado e o diálogo aberto sobre saúde sexual e emocional.

A Prefeitura de Lages está sempre atenta à promoção da saúde e o cuidado humanizado. “Essas iniciativas traduzem o olhar sensível e o comprometimento da gestão municipal com as pessoas. Com o apoio e o incentivo constante da prefeita Carmen Zanotto, seguimos fortalecendo a Atenção Primária, ampliando ações de prevenção, acolhimento e cuidado integral à população”, destacou a secretária da saúde, Susana Zen.

Entre as atividades desenvolvidas, destacou-se a dinâmica “A troca que a gente não vê”, que integrou a ação de conscientização em saúde com o objetivo de sensibilizar a população sobre as ISTs. A proposta evidenciou que a exposição pode ocorrer de forma silenciosa, muitas vezes sem sinais aparentes, reforçando a importância da prevenção, do uso de preservativos, da testagem regular e do acesso à informação como forma de proteção.

Durante a programação, usuários e familiares participaram de dinâmicas integrativas, aulão de atividades físicas, práticas terapêuticas e auriculoterapia, além de momentos de convivência com alimentação saudável e distribuição de kits de prevenção, garantindo acesso facilitado à prevenção e ao diagnóstico precoce. As atividades foram conduzidas de forma humanizada, com linguagem acessível e participação ativa da comunidade.

O momento também foi marcado pelo envolvimento e pela participação ativa da comunidade. Para Zenita Moraes do Prado, usuária da UBS Centenário, a iniciativa proporcionou aprendizado e acolhimento. “É a primeira vez que faço auriculoterapia, achei muito bom, além dos exercícios e das frutas, tudo que faz bem pra saúde”, afirmou.

Já Edna Pereira, participante da atividade na UBS Vila Nova, destacou a importância da informação aliada ao cuidado emocional. “Vim especialmente para participar dos exercícios físicos, é sempre bom aproveitar a oportunidade de se cuidar, e essa equipe faz um trabalho excelente”, relatou.

A programação foi desenvolvida pela assistente social Jéssica Araujo e o educador físico André Lima, com o apoio das equipes das unidades de saúde, enaltecendo a atuação integrada dos profissionais da Atenção Primária à Saúde.

Texto e fotos: Silvana Mateus

 


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefones

(49) 3251-7600
(49) 3251-7699
Todos os Direitos Reservados © 2024