No último sábado (20 de dezembro), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro da Penha foi palco de mais uma importante ação da campanha Dezembro Vermelho, dedicada à prevenção, conscientização e promoção da saúde. A iniciativa reuniu moradores da comunidade em um dia especial de cuidados integrais para o bem-estar da população.
Durante a ação, a equipe da UBS ofereceu serviços de exames preventivos e a realização de testes rápidos, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce e à orientação em saúde. Além dos atendimentos clínicos, os usuários puderam participar de atividades voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida, como limpeza de pele, auriculoterapia, reiki e escalda-pés, proporcionando momentos de acolhimento e cuidado humanizado.
A campanha Dezembro Vermelho evidencia o cuidado integral com as pessoas, indo além dos atendimentos clínicos. “A prefeita Carmen Zanotto tem sido a grande incentivadora dessas atividades que aproximam a saúde pública da comunidade, promovendo prevenção, acolhimento e qualidade de vida à população”, ressalta a secretária da saúde, Susana Zen.
A programação especial segue ao longo desta semana com uma ação solidária voltada às crianças da comunidade. A equipe da unidade preparou 110 cestinhas de Natal, que estão sendo distribuídas às crianças que passarem pela UBS, levando alegria e reforçando o vínculo entre os serviços de saúde e as famílias do bairro.
A gestora da Unidade, Jessica Martins Prada, destacou a participação da comunidade e o envolvimento da equipe. “Foi um sábado muito especial, preparado com dedicação pela nossa equipe. Além dos atendimentos de saúde e das práticas integrativas, pensamos com muito carinho na entrega das cestinhas de Natal, como um gesto de acolhimento às crianças e às famílias da comunidade. Essas ações ampliam o vínculo da unidade com a população e tornam o cuidado ainda mais humanizado”, afirma.
Iniciativas como essa garantem um atendimento cada vez mais qualificado, humanizado e acessível para toda a população e a intenção da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar essas ações nos próximos anos.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação