Ao buscar alinhar esforços e melhorar a eficiência da rede municipal de saúde, a Secretaria da Saúde, por intermédio da Atenção Primária, primeiro nível de atenção em saúde, realizou, nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2026, o 1º Encontro de Gestores da Atenção Primária - Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Participaram gestores das 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), divididos em três grupos, estratégia adotada afim de favorecer o diálogo e incentivar a participação de todos. O evento aconteceu no auditório da própria Secretaria da Saúde e marcou um importante momento de integração, aprendizado e aperfeiçoamento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Encontro contou com a participação de profissionais comprometidos com a construção de uma saúde pública cada vez mais acolhedora, inovadora e eficaz, no propósito de avaliar as ações desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde, além de aprofundar o conhecimento sobre o fluxo de atendimento e a realidade de cada UBS gerida.
A reunião foi conduzida pela diretora da Atenção Primária, Carine Freitas Marcon, e pela responsável técnica e enfermeira, Angelita Parizotto Letti, e caracterizou-se como o primeiro encontro direcionado ao acolhimento e direcionamento dos líderes.
Segundo a diretora da Atenção Primária, Carine Freitas Marcon, a proposição é entusiasmar ainda mais a aproximação entre a Secretaria e as equipes das Unidades de Saúde. “Estamos nos reunindo com todos os gestores, buscando aproximar toda a rede, e ouvir as demandas individuais de cada equipe. É um momento de interação, troca de informações e de opiniões, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento prestado à população, como delineado pela administração da prefeita Carmen Zanotto em Lages.”
A programação também contou com a participação do coordenador da Ouvidoria do SUS, Ricardo Gobetti, que orientou os gestores sobre as manifestações recebidas pela Ouvidoria, esclarecendo responsabilidades, fluxos, procedimentos corretos para o encaminhamento e resposta das demandas. Em sua abordagem, Gobetti pontuou a importância da escuta qualificada do usuário como ferramenta de melhoria contínua dos serviços de saúde.
Aproximação entre a gestão central e as Unidades Básicas de Saúde vista como uma estratégia de acolhimento e escuta qualificada, e permite compreender como os serviços estão sendo executados, identificar carências e valorizar os pontos positivos de cada Unidade. A proposta é reconhecer e potencializar as boas práticas, consolidando a Atenção Primária como porta de entrada do SUS e referência no cuidado contínuo à população.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação