A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria da Saúde, tem ampliado o cuidado integral aos pacientes atendidos pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) com a incorporação do atendimento odontológico, para assistência especializada diretamente nas residências das pessoas. A iniciativa fortalece a atuação de equipes multidisciplinares e atribui mais conforto, segurança e qualidade de vida aos pacientes que possuem quadro clínico agravado.
O suporte odontológico ocorre em duas frentes complementares e está realizado uma vez por semana, conforme o cronograma da Secretaria da Saúde. A primeira é realizada por meio da unidade móvel, o Odontomóvel, um veículo equipado com consultório completo que percorre os bairros do município e serve de base para procedimentos que demandam maior infraestrutura.
Já a segunda frente contempla o uso de kits portáteis, acondicionados em maletas, permitindo que os profissionais realizem atendimentos diretamente na casa do paciente, com visão a um atendimento seguro e eficaz.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Rose Cristina Possato, a integração entre o SAD e o atendimento odontológico revela a sensibilidade da gestão municipal com a população. “É um olhar cuidadoso voltado aos pacientes. A prefeita Carmen Zanotto tem como diretriz ampliar ações que levem saúde diretamente aos lares, com prevenção, dignidade e melhor qualidade de vida.”
O principal objetivo da ação é a prevenção de infecções graves, como a pneumonia aspirativa, condição frequentemente associada à presença de bactérias bucais em pacientes debilitados. Ao levar o cuidado odontológico ao domicílio, o Município enfatiza a importância da saúde bucal como parte fundamental do cuidado humanizado e integrado, e contribui para a redução de complicações clínicas e à promoção da saúde dos pacientes atendidos pelo Serviço de Atenção Domiciliar.
Sobre o Programa
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) atende pacientes que necessitam de internação, mas, que apresentam condições clínicas para permanecer em casa, desde que acompanhados por uma equipe multiprofissional. Em Lages, o Serviço conta com duas equipes de assistência, formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta, além de uma equipe de apoio composta por assistente social, psicólogo e nutricionista, ou seja, como, consequências, cuidado integral e adequado às diferentes necessidades dos pacientes. O atendimento em domicílio possui caráter temporário. Como proposta, permitir a rotatividade das vagas, para que outros pacientes que também necessitam deste cuidado possam ser atendidos.
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) tem como missão garantir cuidado integral ao paciente e ao familiar ou cuidador, com foco no controle de sintomas, no alívio da dor de forma ampla e no respeito ao curso natural da vida, e atende também pacientes em cuidados paliativos que optam por permanecer em casa, amparados pelo apoio familiar.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação