Notícias
Prefeitura de Lages promove Exposição Cultural “Arte de Miguel” em alusão a Campanha Janeiro Branco
26/01/2026
A Exposição Cultural acontece na quarta-feira (28 de janeiro), a partir das 9h, na Secretaria de Turismo, na Praça João Costa (Calçadão)

A Prefeitura de Lages, por iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde, realiza na próxima quarta-feira (28), às 9h, a Exposição Cultural “Arte de Miguel”, que integra a programação do Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental. O evento acontece na Secretaria de Turismo, localizada na Praça João Costa, no Calçadão. A amostra ficará aberta à visitação durante todo o dia.

A exposição tem como objetivo apresentar ao público as produções artísticas de Miguel Borges de Chaves, morador do Residencial Terapêutico. A pintura, em especial, tornou-se para ele um caminho seguro para se expressar e para externalizar sentimentos. Por meio das cores e das formas, a arte favorece o acesso ao universo emocional e contribui para a reorganização psíquica, promovendo autonomia e integrando-se como importante instrumento no cuidado em saúde mental.

A Secretária Municipal da Saúde, Rose Cristina Possato, destaca a importância da iniciativa e convida a comunidade a prestigiar a exposição. “Convidamos toda a população para conhecer esse trabalho sensível e inspirador, que mostra como a arte pode ser um caminho de cuidado, acolhimento e reconstrução. A exposição estará aberta durante todo o dia, para que todos tenham a oportunidade de visitar e refletir sobre a importância da saúde mental”, a secretária também enfatiza que ações como essa contam com o incentivo da prefeita Carmen Zanotto, que mantém um olhar humanizado e integrador com o cuidado integral e a inclusão social.

Nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), os usuários são incentivados ao desenvolvimento cognitivo e emocional como parte do tratamento. A mostra reúne 23 quadros, produzidos com diferentes técnicas e materiais, como lápis, pincel, giz e tinta, evidenciando a diversidade criativa, a autonomia e a liberdade de expressão presentes no processo de cuidado.

No Caps, cada paciente recebe acompanhamento individualizado. Entre janeiro e dezembro de 2025, foram realizados 14.543 acompanhamentos, reforçando o compromisso do serviço com o cuidado contínuo. Iniciativas como a exposição artística contribuem para o resgate da autoestima, a valorização das pessoas e o despertar de talentos muitas vezes ocultos por condições como depressão, transtornos de ansiedade, pânico, esquizofrenia e o uso abusivo de álcool e outras drogas.

Texto e fotos: Silvana Mateus

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefones

(49) 3251-7600
(49) 3251-7699
Todos os Direitos Reservados © 2024