A Secretaria Municipal da Saúde promoveu, ao longo desta semana, uma ação especial de prevenção da gravidez na adolescência na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Pedro, por meio das estratégias da Atenção Primária à Saúde. A iniciativa teve como foco a promoção da saúde, a oferta de informação qualificada e o cuidado integral aos adolescentes e suas famílias.
Durante a programação, a equipe técnica da UBS, em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), realizou visitas domiciliares às famílias que possuem adolescentes. A ação teve como objetivo orientar, esclarecer dúvidas e levar informações sobre métodos contraceptivos, saúde sexual e reprodutiva, além de estimular o diálogo familiar e a busca pelos serviços de saúde.
A ação abordou ainda a prevenção, os direitos dos adolescentes e a importância do acompanhamento na rede de saúde, reforçando o acesso aos serviços da Atenção Primária e o cuidado contínuo aos jovens.
A secretária municipal da saúde, Rose Cristina Possato, destaca que a estratégia de trabalho desenvolvida durante o mês de fevereiro tem como foco garantir que os jovens tenham acesso a informações de qualidade, permitindo decisões mais conscientes, com reflexos diretos na saúde e no futuro escolar e social. “A prefeita Carmen Zanotto defende e orienta que a prevenção comece na Atenção Primária, por meio de ações educativas, da proximidade com a comunidade e da ampliação da rede de cuidado”, afirma a secretária.
A atuação da Estratégia de Saúde da Família busca consolidar o vínculo com a comunidade. “Quando a equipe está próxima das famílias, o cuidado se torna mais efetivo. Somos bem recebidos nas residências, esclarecendo dúvidas, orientando e levando informações importantes para a prevenção. Nosso papel como ESF é estar próximo, conhecer e acolher a comunidade”, enfatiza a gestora da unidade, Bruna Ferrão.
Integrando a programação, foi realizada uma atividade de Educação Permanente em Saúde, voltada aos profissionais da unidade, como foco na temática da gravidez na adolescência. O encontro, ocorrido na quinta-feira, teve como objetivo qualificar o atendimento e fortalecer as práticas de orientações e acolhimento.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação