A Secretaria Municipal da Saúde promoveu, na tarde de quinta-feira (5 de fevereiro), o segundo encontro de Educação Permanente em Saúde de 2026, direcionado às equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), relacionado à qualificação dos fluxos de atendimento, organização das ações e cuidado integral à população. A iniciativa contou com a parceria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, reforçando a atuação da rede de proteção e atenção à saúde.
No encontro foram abordados temas estratégicos para o aprimoramento dos serviços, como, o fluxo de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo mais acolhimento, respeito às especialidades e melhor organização dos encaminhamentos. Também foi discutida a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com orientações sobre a responsabilidade no manejo das informações dos usuários e a segurança dos dados no âmbito da saúde pública.
Outro eixo central da capacitação foi a reestruturação do fluxo interno nas UBSs, visando otimizar processos, organizar as ações das equipes e qualificar o atendimento desde a recepção até o acompanhamento contínuo dos pacientes.
A programação incluiu o debate sobre o atendimento a mulheres em situação de violência, com orientações sobre acolhimento, escuta qualificada e encaminhamento seguro. Na mesma oportunidade também foi explanada a prevenção da gravidez na adolescência, destacando a importância da informação, do diálogo com famílias e adolescentes e do papel da Atenção Primária à Saúde (APS) na promoção da saúde e na redução de vulnerabilidades. As discussões foram conduzidas pela equipe de referência da Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, composta pela psicóloga Nelita Costa, e pela assistente social, Patrícia Branco.
Já na área de urgência e emergência, os profissionais participaram de uma atualização em Parada Cardiorrespiratória (PCR), com treinamento prático sobre o uso do desfibrilador, apresentada pelo coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Waldemir Ricardo da Silva. A atividade amplia a capacidade de resposta das equipes diante de situações críticas.
A consolidação de uma Atenção Primária à Saúde estruturada, resolutiva e humanizada é uma das diretrizes centrais do plano de governo da prefeita Carmen Zanotto. “Estes encontros seguem a orientação da prefeita Carmen Zanotto e nos permitem alinhar fluxos, aprimorar o acolhimento e assegurar que o cuidado chegue com qualidade a quem mais precisa”, comenta a diretora da Atenção Primária, Carine Freitas Marcon.
Com ações como esta, a Secretaria Municipal da Saúde reafirma o compromisso do Poder Público com a qualificação contínua dos profissionais.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação