A prevenção da gravidez na adolescência passa pela informação, pelo acesso aos serviços e pela oferta de métodos contraceptivos. Ao pensar nisto, Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Helena realizará, nos dias 11 e 25 de fevereiro, uma ação noturna - das 17h às 21h, voltada ao cuidado integral de adolescentes e da comunidade em geral.
Nesta iniciativa, o atendimento será por demanda livre, quando serão proporcionados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orientações sobre saúde sexual e reprodutiva, e prescrição de métodos contraceptivos, incluindo o implante subdérmico Implanon e o Dispositivo Intrauterino (DIU), conforme avaliação e indicação clínica.
A programação também contará com a Sala de Vacinação aberta, com o oferecimento de todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização. Entre os destaques está a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV - em inglês, Human Papillomavirus), que é disponibilizada rotineiramente para meninas e meninos de nove a 14 anos, em dose única. Além disto, adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal terão a oportunidade de receber a imunização gratuita durante a ação.
Também será ofertada a vacina contra a dengue, em campanha aberta, destinada exclusivamente a crianças e adolescentes de dez a 14 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).
A diretora da Atenção Primária, Carine Freitas Marcon, lembra que a ação faz parte da programação do Fevereiro Laranja, direcionado à prevenção da gravidez na adolescência. A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência ocorre anualmente no Brasil, entre 1º e 8 de fevereiro. “Ao ampliar o horário de atendimento, conseguimos alcançar adolescentes e famílias que muitas vezes não conseguem acessar os serviços durante o dia. As ações com horários estendidos são um pedido da prefeita Carmen Zanotto, para que todos tenham acesso à informação, à prevenção e ao cuidado”, antecipa.
Esta ação integra as ações desenvolvidas pela Atenção Primária à Saúde (APS), principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto: Silvana Mateus
Foto: Shutterstock/Reprodução/Divulgação