Prefeito visita andamento da obra da UPA nesta quarta-feira
17/08/2017
Fotos: Greik Pacheco

Em canteiro de obras, funcionários da empresa terceirizada lidam em diferentes compartimentos simultaneamente

No início da tarde desta quarta-feira (16), o prefeito Antonio Ceron e o secretário de Administração e Fazenda, Antonio Cesar Arruda, estiveram nas obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Universitário, localizadas ao lado do Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera. De um lado, homens atuam levantando paredes e do outro, colaboradores fazem o reboco.

A estrutura em sua plenitude contará com 2.185,39 metros quadrados. Os serviços estão ocorrendo normalmente, levadas em consideração as condições meteorológicas. No local, nesta quarta, 15 operários da empresa Evoluta desenvolvem suas atividades na construção da estrutura, sendo que os serviços foram retomados no dia 2 de agosto.

Ceron se mostrou satisfeito com a movimentação de colaboradores na área. “Com tempo estável é imprescindível aproveitar as boas condições para desenvolver bem o trabalho”, resume o chefe do Executivo. Este é um mecanismo de promoção da saúde aguardado há mais de três anos pela comunidade.

No dia 2 de agosto, Ceron assinou a ordem de serviço para a execução do cronograma físico-financeiro da obra. O custo total estimado da obra é de quase R$ 3 milhões, sendo a maior parte proveniente do governo federal. Ressalte-se que o Município renegociou um novo prazo para entrega da obra, junto ao Ministério da Saúde. O Município repassará, mensalmente, R$ 300 mil para a empreiteira. A conclusão das obras está prevista para março de 2018. E caso a situação não tivesse sido revertida em favor da população de Lages, o Município seria obrigado a devolver os recursos já aplicados.

Em Santa Catarina existem 11 empreendimentos de UPA: Balneário Camboriú, Brusque, Caçador, Concórdia, Fraiburgo, Garopaba, Jaraguá do Sul, Joinville, Navegantes, Palhoça e Rio do Sul.

A UPA funcionará 24 horas por dia como estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e porta de urgência hospitalar, desafogando o fluxo intenso do Pronto-Atendimento (P.A.) Tito Bianchini. Os serviços médicos que compõem a rede organizada serão disponibilizados no local: pediatria, ortopedia e atendimento em odontologia e sala de observação adulta e pediátrica.

Atribuições das UPAs

De acordo com o governo federal, a UPA deve funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajuda a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria Unidade. Quando o usuário chega às Unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Os profissionais analisam a necessidade de encaminhamento a um hospital ou de manutenção do paciente em observação por 24 horas. As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Portes de UPA

Porte I: tem o mínimo de sete leitos de observação. Capacidade de atendimento médio de 150 pacientes por dia. População na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes.

Porte II: tem o mínimo de 11 leitos de observação. Capacidade de atendimento médio de 250 pacientes por dia. População na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.

Porte III: tem o mínimo de 15 leitos de observação. Capacidade de atendimento médio de 350 pacientes por dia. População na área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes.