A campanha Fevereiro Vermelho reforça a importância da prevenção ao uso de álcool e outras drogas e do cuidado com a saúde mental. Em Lages, a mobilização será marcada pelo “Treinão no Pace Saúde Mental”, que acontece na segunda-feira (23 de fevereiro), às 19h, no Parque Jonas Ramos (Tanque), com caminhada e corrida abertas à comunidade.
Com o lema “Diga não ao álcool e às drogas. Diga sim Treinão no Pace Saúde Mental”, a ação propõe a prática de atividade física como instrumento de promoção da qualidade de vida, fortalecimento emocional e incentivo a hábitos saudáveis.
O evento é realizado pela Prefeitura de Lages, por meio dos serviços que integram a Rede de Atenção Psicossocial do município: Capsi, Caps ad, Caps II e do Serviço Residencial Terapêutico. A iniciativa busca conscientizar a população sobre os impactos do uso de substâncias psicoativas, além de reforçar a importância do cuidado contínuo com a saúde mental.
O Fevereiro Vermelho é um período dedicado à conscientização e em Lages o cuidado com a saúde mental é permanente e estruturado ao longo de todo o ano. “Estamos trabalhando para qualificar cada vez mais nossa rede de saúde mental. Uma das preocupações e prioridades da prefeita Carmen Zanotto é com a reinserção social, por meio de oportunidades para que as pessoas atendidas retomem sua participação ativa na comunidade, no convívio familiar e, sempre que possível, no mercado de trabalho”, ressalta a secretária da Saúde, Rose Cristina Possato.
O orientador físico Lucas Valiatti da Silva reforça o convite à comunidade. “A atividade física contribui para a autonomia e a confiança, sendo importante aliada da saúde mental desde o início do tratamento até o processo de reinserção na sociedade. Convidamos todos a participarem da ação e vivenciarem esse momento de cuidado, integração e bem-estar”, convida.
Aberto ao público, o Treinão convida pessoas de todas as idades a participarem. A orientação é utilizar roupas confortáveis, levar garrafa de água e, se possível, vestir vermelho em apoio à campanha.
A proposta é transformar o espaço público em um ambiente de acolhimento, integração e promoção da vida, reforçando que a prática de exercícios físicos, aliada ao acompanhamento profissional quando necessário, é fundamental para o bem-estar físico e emocional.
Texto: Silvana Mateus
Arte: Coordenação de Comunicação Social da Prefeitura de Lages