Vem aí mais uma ação que une movimento, bem-estar e cuidado com a população lageana. Neste domingo (1º de março), a Prefeitura de Lages realiza a 4ª edição do projeto “Pedalando e Caminhando com a Saúde”, reforçando a importância da atividade física como aliada da prevenção e da qualidade de vida. A concentração será na Praça Joca Neves, localizada na rua Afonso Ribeiro, Centro, a partir das 15h.
A ação é organizada pela Diretoria de Prevenção e Promoção de Saúde e pelo Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (Nephs), com apoio de parceiros. A iniciativa integra as atividades em alusão ao Dia Mundial da Obesidade, incentivando a prática regular de exercícios físicos como ferramenta de prevenção e cuidado com a saúde.
A participação é gratuita e aberta a crianças, adolescentes, adultos e idosos. As inscrições poderão ser feitas presencialmente no local, no dia do evento, ou antecipadamente pela internet, por meio do link https://www.even3.com.br/4-pedalando-e-caminhando-com-a-saude-688105. Após a inscrição, os participantes receberão um número para concorrer ao sorteio de brindes.
A secretária municipal da Saúde, Rose Cristina Possato, fala da iniciativa com a prevenção e a promoção da saúde. “Desde o início da administração da prefeita Carmen Zanotto, temos recebido total incentivo para ampliar ações que levem qualidade de vida à população. Cuidar da saúde também é estimular hábitos saudáveis e criar oportunidades para que as pessoas se movimentem. Convidamos toda a comunidade lageana para participar, trazer a família e aproveitar esse momento de integração e cuidado”, ressaltou.
Antes da saída do pedal, o público participará de um “aulão” coletivo de aquecimento e alongamento, preparando o corpo para a atividade principal. O evento contará com o apoio dos parceiros Probike, Cicles Beto, AB bike fitness, Sesc e Massa FM. Também estarão presentes equipes da Diretoria de Trânsito (Diretran), garantindo a segurança dos participantes, além da distribuição de água pela Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa).
Pensando em prevenção, a Secretaria da Saúde também disponibilizará o Carro da Vacina, que ficará estacionado na Praça Joca Neves, das 14h às 17h, oferecendo todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização. Será uma excelente oportunidade para atualizar a Carteira de Vacinação, manter o esquema vacinal em dia e garantir proteção contra diversas doenças.
Além do passeio ciclístico, às 16h será realizada uma caminhada monitorada de três quilômetros. Durante toda a programação, parceiros também promoverão atividades na praça, ampliando as ações de incentivo a hábitos saudáveis.
Cronograma da atividade
A expectativa é reunir a comunidade em mais um momento de integração, conscientização e estímulo à adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável.
Texto: Silvana Mateus
Arte: Coordenação de Comunicação Social da Prefeitura de Lages