Lages sediou, nesta quarta-feira (1º de abril), a 1ª reunião ordinária de 2026 do Colegiado de Apoiadores da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Santa Catarina. O encontro foi realizado no auditório da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e reuniu gestores, trabalhadores e apoiadores da área da saúde mental de diversas regiões do Estado.
A programação iniciou no período da manhã, com acolhida seguida de espaço para manifestação de autoridades locais, incluindo a prefeita Carmen Zanotto. Na sequência, foram apresentados e debatidos os dispositivos de cuidado da Raps no município de Lages e no Estado, com contribuições do gerente de Saúde Mental de Lages, Paulo Panatta, e do psicólogo Ian Jaques de Souza, apoiador institucional do Ministério da Saúde (MS) para Santa Catarina.
A prefeita Carmen Zanotto enfatiza a relevância do encontro e reforça o papel da intersetorialidade na construção de políticas públicas mais eficazes. “Cuidar da saúde mental exige um olhar ampliado e integrado. A intersetorialidade é fundamental para que possamos unir esforços entre saúde, assistência social, educação e outras áreas, garantindo um atendimento mais completo e humanizado à população. Este diálogo permanente fortalece a rede e amplia nossa capacidade de cuidar das pessoas”, afirma.
A habilitação do Serviço Residencial Terapêutico (SRT) de Lages também foi destaque durante o evento. A medida expande a rede de cuidados, pois, certifica moradia assistida e acompanhamento adequado para pessoas com histórico de internações psiquiátricas de longa permanência, e promove reinserção social e qualidade de vida. “A habilitação do Residencial Terapêutico representa um avanço significativo para o município, pois, assegura um cuidado mais humanizado e a oportunidade de reconstrução de vínculos e autonomia para estas pessoas”, pontua a secretária da Saúde, Rose Cristina Possato.
Um dos tópicos altos do encontro foi a exposição das obras de arte de Miguel, morador de um Serviço Residencial Terapêutico do município. A mostra evidenciou a potência da arte como instrumento de expressão, inclusão e cuidado em saúde mental, sensibilizando os participantes e, aliás, valoriza o protagonismo dos usuários da rede pública.
À tarde, a pauta contemplou a agenda da Gerência de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Geaps/SES), além da atualização sobre o Projeto “Nós na Rede”, iniciativa voltada ao fortalecimento da articulação entre os pontos de atenção da rede.
A reunião foi realizada de forma híbrida, permitindo a participação presencial e virtual dos integrantes do Colegiado. O encontro reforça o compromisso com a consolidação da Rede de Atenção Psicossocial em Santa Catarina, promovendo a integração entre serviços e a qualificação do cuidado em saúde mental.
Texto e fotos: Silvana Mateus