Secretaria de Saúde firma convênio para reduzir fila de espera para consultas oftalmológicas
31/08/2017
Foto: Carlos Alberto Becker

Através do atendimento dos profissionais da policlínica e da clínica particular serão realizadas em torno de 800 consultas mensais

Para reduzir a grande fila de espera para consultas oftalmológicas em Lages, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu um convênio com uma clínica particular. De acordo com Luiz Reinaldo, gerente de Regulação da Saúde municipal, o contrato estabelecido com a clínica de Olhos da Serra, prevê o atendimento de cerca de 600 consultas mensais.

Atualmente, mais de 7.600 pessoas aguardam há anos por uma consulta no Sistema Único de Saúde (SUS). “Queremos no prazo de um pouco mais de um ano tentar reduzir a fila. Será difícil zerar, porque todo mês outras 400 novas consultas são agendadas, mas considerando que já conseguimos atender 200 pacientes com os quatro oftalmos da policlínica, isso irá representar um grande ganho para a população”, destaca Reinaldo.

A clínica que irá realizar os atendimentos está localizada, no Shopping Gemini, disponibilizará seis profissionais para realizar as consultas já agendadas no setor municipal de Saúde. Estão incluídos nos serviços, todos os custos com exames e retorno. Entretanto, de acordo com o gerente, não serão realizadas cirurgias de cataratas. “A partir do início de setembro, já temos 30 cirurgias de cataratas agendadas para acontecer no hospital Nossa Senhora dos Prazeres, através do Mutirão de Cirurgias Eletivas da Secretaria Estadual de Saúde. Por isso, reforçamos o pedido para que as pessoas não faltem, pois isso gera prejuízo financeiro e tira o lugar de outros pacientes”, aponta Reinaldo.