As campanhas de incentivo acontecem durante o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde, com a formação de grupos de gestantes, puérperas e mães com um pouco mais de experiência, além das consultas de pré-natal
Amamentar é preparar para a vida, determinando muitas vezes como será a saúde deste pequeno ser, desde seu primeiro choro que começa aqui fora. Um ato de amor incondicional, mas que também pode ser carregado de dúvidas, inseguranças e dificuldades, principalmente para as mamães de primeira viagem.
Com objetivo de tornar este momento mais confortável e agradável para elas, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu, na tarde desta quinta-feira (31), a primeira edição do “Mamaterna Lages”, evento que celebra a passagem do “Agosto Dourado”, que marca a Campanha Nacional de Amamentação deste ano.
O encontro foi realizado em um dos cartões postais da cidade, o Parque Jonas Ramos - Tanque, com a participação de diversas mães, que compareceram com seus pequenos, e gestantes, com distintas idades gestacionais. Através da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), foram passadas orientações sobre o aleitamento e cuidados pós-parto, entregue materiais informativos, desenvolvida roda de conversa e troca de experiências, além de haver confraternização com lanches e frutas, e ainda atividades como a “Dança Circular”, com benefícios ao corpo da mamãe, tanto no aspecto físico como emocional, bem como promover maior interação com o bebê.
As mães e futuras mamães também aprenderam como utilizar o sling, uma versão moderna dos antigos carregadores de bebês utilizados há séculos por diversas culturas, em que tecidos entrelaçados permitem carregar o bebê próximo ao corpo em várias posições.
Andrezza Tein Verdi, professora, enfermeira e mãe da pequena Hermione, de seis meses, levou a filha para aprender a utilizar o acessório. “Eu já usava o ‘canguru’, que é bastante parecido. Achei bastante seguro e aconchegante para a criança, com ele consigo fazer outras atividades e ainda ter minha filha bem pertinho de mim”, conta.
Algumas servidoras da Secretaria da Saúde que estão gestantes participaram do evento, interagindo com a comunidade. “Sou mãe de primeira viagem, e também tenho minhas dúvidas. É muito legal poder trocar experiências com outras mulheres que já estão amamentando”, diz a dentista Daiane Campos, que está no seu sexto mês de gestação.
Apoio e incentivo o ano todo
A gerente dos Programas de Saúde, Luciele Rech Capistrano, salienta que as campanhas de incentivo acontecem durante o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com a formação de grupos de gestantes, puérperas (mulheres que pariram recentemente) e até mesmo mães com um pouco mais de experiência, além das consultas de pré-natal com o devido acompanhamento. “Neste dia em especial buscamos proporcionar a troca de experiências entre as gestantes e as mães que já estão em processo de amamentação. É muito importante neste momento o apoio da família, procurando torná-la prazeroso, e também dos profissionais da saúde, que estão sempre à disposição”, diz Luciele.