O mês de junho é marcado pela campanha nacional Junho Verde, iniciativa voltada à conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável. Em Lages, a mobilização ganha destaque com a realização do evento Raízes do Futuro - Junho Verde, promovido pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Gerência de Vigilância Ambiental.
O evento está marcado para esta sexta-feira (26 de junho), na Praça Vidal Ramos Sênior (junto ao Terminal de Transporte Coletivo Urbano), das 9h às 12h e das 13h às 16h, reunindo uma programação diversificada pertinente à conscientização ambiental e à promoção da saúde pública.
Como objetivo do Junho Verde, estimular a participação da sociedade na construção de soluções que favoreçam a sustentabilidade, reforçando a responsabilidade coletiva na preservação ambiental e no uso consciente dos recursos naturais. “Ao unir conscientização ambiental, prevenção de doenças e acesso aos serviços de saúde, estamos colocando em prática a orientação da prefeita Carmen Zanotto de promover ações que cuidem das pessoas e do ambiente em que vivem”, evidencia a secretária municipal da Saúde, Rose Cristina Possato.
Ao longo do dia, a comunidade terá acesso a atividades educativas, orientações e ações práticas de conscientização ambiental e promoção da saúde. A programação inclui a distribuição de mudas de árvores frutíferas, orientações sobre preservação do meio ambiente e medidas de prevenção à dengue, como incentivo a hábitos de contribuição ao bem-estar coletivo e à qualidade de vida.
O Carro da Vacina estará presente no evento, a partir da disponibilidade de aplicação da vacina contra a Influenza (gripe). A imunização estará liberada para toda a população, com atenção especial aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS) - crianças, gestantes, mulheres puérperas, idosos, pessoas com comorbidades, trabalhadores da área da saúde, professores e demais públicos contemplados pela campanha. A ação busca ampliar o acesso à vacinação e fortalecer a proteção da população contra as formas graves da gripe.
A mobilização também contará com o apoio da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), na prestação de suporte hídrico ao público durante toda a programação, em um caráter integrado das ações norteadas ao bem-estar da comunidade.
Além das atividades programadas, a iniciativa impulsiona o engajamento da população em ações de preservação ambiental, como, o plantio de árvores, a limpeza de espaços públicos e a proteção das áreas verdes, da fauna e da flora.
Cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde
A campanha também convida a comunidade a adotar atitudes simples que fazem a diferença no dia a dia:
· Economizar água e energia elétrica;
· Evitar o desperdício de alimentos;
· Separar corretamente os resíduos para reciclagem;
· Reduzir o uso de plásticos descartáveis, e
· Optar por meios de transporte sustentáveis, como, transporte coletivo, bicicleta ou caminhadas, sempre que possível
Texto e foto: Silvana Mateus