Prefeitura retoma reuniões com líderes comunitários
12/09/2017
Fotos: Greik Pacheco

As reuniões, desta vez, serão semanais. A próxima, dia 18, irá ocorrer no bairro Guarujá.

O prefeito Antonio Ceron, o vice, Juliano Polese e todo o colegiado voltaram a ouvir as lideranças comunitárias em reuniões setorizadas, na manhã desta segunda-feira (11), na sede da Associação de Moradores do bairro Bates. Na ocasião, participaram 11 presidentes, dos 19 esperados. Nesta retomada dos encontros entre os líderes comunitários e a Prefeitura muitas das questões reivindicadas a partir das primeiras reuniões realizadas no início da administração já foram encaminhadas e resolvidas. Inclusive foi motivo de vários agradecimentos. Porém, alguns pedidos ainda permanecem pendentes e novos problemas também foram apontados.

Pedidos de pavimentação e patrolamentos de ruas; eliminação de esgotos a céu aberto, limpeza de terrenos, instalação de lombadas, sinalização, iluminação pública, melhoria nos parques infantis, e mais controle sobre áreas verdes invadidas são temas pontuais nas reuniões. Em muitos casos, já estão com as soluções encaminhadas. No caso dos esgotos, o prefeito Antonio Ceron disse se sentir incomodado com o problema. Tanto que pediu para que as pastas responsáveis discutam e apresentem um projeto definitivo para que tudo se resolva. No entanto, também quer que os moradores também contribuam com a construção de fossas sanitárias.

A área da saúde foi alvo da maioria das colocações feitas pelos presidentes das Associações. Falta de médicos, medicamentos, e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram os pontos colocados, incluindo as necessidades do interior. Porém, a partir da pronta resposta da secretária Odila Waldrich, reiterou que os projetos de ampliação e reforma estão sendo feitos pela Secretaria de Planejamento e Obras, inclusive, de construção de uma Unidade de Saúde nova, para atender o bairro Caça e Tiro e adjacências. Sobre as questões da falta de médicos, as contratações já estão na fase final e já nos próximos dias, os profissionais já estarão disponíveis em todas as unidades que estão com deficiência.

Capelas Mortuárias

Uma reinvindicação coletiva considerada pertinente e correta pelo prefeito Ceron, se refere à construção de capelas mortuárias, junto ao Cemitério da Penha. A preocupação envolve vários bairros, em especial o Vila Mariza e o próprio Penha. A justificativa, tanto para a construção das capelas quanto à ampliação da UBS e do Centro Municipal de Educação Infantil se deve ao aumento populacional em razão do Shopping, que está atraindo novos loteamentos, com a verificação do crescente número de habitantes.

Natal Felicidade e recadastramento para creches

Dois temas pontuais foram colocados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Hoeller e pela secretária de Educação, Valdirene Vieira. O primeiro foi sobre o Natal Felicidade. Hoeller ressaltou que este ano os atos natalinos não ficarão restritos na área central, mas também com atrações por região na cidade, contemplando vários bairros durante o mês de dezembro. “Precisamos que as comunidades participem e indiquem artistas entre outros atrativos para que seja organizada uma programação itinerante”, ressaltou Marião.

Já a secretária de Educação, fez um apelo para que os Presidentes das Associações orientem os pais para que efetuem o recadastramento para a contemplação de vagas nas creches. “A lista está desatualizada. Há muita gente na listagem que não precisa mais de vaga”, lembrou Valdirene.