Saúde promove 3º Simpósio de Saúde Mental da Serra Catarinense
21/09/2017
Fotos: Marcelo Pakinha

A ação integra a Campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo orientar e prevenir a população sobre o suicídio

Durante o mês de setembro, a Secretaria Municipal da Saúdes, através dos Programas de Saúde Mental (Capsi, CapsII, CapsAd e Paps), está realizando uma série de ações alusivas ao Setembro Amarelo. Trata-se de uma campanha que tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, um problema de saúde pública, mas ainda tratado como tabu por grande parte da sociedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos de suicídio poderiam ser evitados, caso a pessoa tivesse buscado ajuda.

Ao longo desta quarta-feira (20), cerca de 120 profissionais da saúde dos municípios da região serrana participam do 3º Simpósio de Saúde Mental da Serra Catarinense. “Nossos profissionais podem auxiliar os familiares a identificar os sinais de alguém com tendências suicidas e isso poderá também contribuir para as abordagens e o tratamento necessário”, destacou a secretária de Saúde, Odila Waldrich, na abertura do evento que acontece em um dos auditórios do Parque Órion.

Com o tema “Suicídio: um Problema de Saúde Pública”, a professora e coordenadora da Saúde Mental de Criciúma, Ana Losso, abriu os debates apontando que o suicídio já é considerado a segunda causa de morte entre jovens com idade de 15 aos 29 anos. “Nos últimos anos observou-se que antes a incidência de suicídio era maior entre pessoas mais maduras, mas está migrando para os mais jovens, independentemente das classes econômicas ou sociais”, assinalou Losso.

Desfile Cívico-militar

As ações iniciaram no dia 7 de setembro, durante o desfile cívico-militar, com profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que desfilaram na avenida Duque de Caxias, com faixas e cartazes referentes à Campanha. Também foi distribuído material informativo sobre os locais e serviços de tratamento de saúde mental oferecidos no município.

Debate no Ifsc

No próximo dia 26, às 16h, a Gerência de Saúde Mental, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), realizará um debate aberto com alunos e familiares. O objetivo, de acordo a gerente de Saúde Mental, Janaina Schlickmann de Souza, será prestar esclarecimentos sobre o tema e apresentar os dispositivos de tratamento existentes no município.

Caminhada Setembro Amarelo

E para encerrar as ações alusivas ao Setembro Amarelo, no dia 29, os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps’s), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Atenção Básica realizarão, a partir das 17h, uma caminhada, com saída na frente da prefeitura de Lages, em direção ao Parque Jonas Ramos (Tanque), onde serão realizadas atividades físicas com os participantes.