Uma série de temas referentes à alimentação saudável é abordada durante estas reuniões com técnicos na área social
Na quarta-feira (20), o Banco de Alimentos realizou uma avaliação e monitoramento em relação ao encontro promovido no Centro de Referência em Assistência Social Maria Aparecida Gomes (Cras II), bairro Centenário, no dia 13 deste mês. Na pauta, o cronograma de execução do Projeto Multiplicadores de Educação Alimentar, sendo este projeto um piloto de construção em conjunto a lideranças, associações de moradores e organizações sem fins lucrativos, contando também, com as equipes do Cras II e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas II), em relação ao desenvolvimento legal do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutrição nos bairros. A avaliação também contou com uma dinâmica em grupo com reflexão sobre solidariedade.
Profissionais do Banco de Alimentos apresentaram o volante de comunicação social “Parcerias Banco de Alimentos & Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) - Parceria de ideias boas na mesa: por uma alimentação mais saudável”. Neste folheto explica-se o que é o Sisvan, estratégias de vigilância alimentar, como prover uma vida saudável e quando surgiu o Sisvan. A proposta é que se estabeleça uma parceria entre o Banco de Alimentos e o Sisvan, ligado à Secretaria de Saúde, sendo que a equipe do Sisvan de Lages foi convidada para participar do 2º Encontro, no Cras II, no dia 11 de outubro, das 14h às 16h.
O segundo encontro será no dia 11 de outubro, com a pauta “Identidade territorial e fortalecimento da rede social de segurança alimentar”. O terceiro será dia 8 de novembro, com a pauta “Estratégias de comunicação social: o jornal e as mídias sociais no desenvolvimento local dos territórios com insegurança alimentar”. O quarto encontro do ano será no dia 6 de dezembro, com a pauta “Escolha da direção e coordenação do 1º Coletivo de Educação Alimentar Local”.
Projeto Multiplicadores de Educação Alimentar
No encontro mais recente, dia 13, foi avaliado o andamento do Projeto Multiplicadores de Educação Alimentar. O projeto terá mais três momentos e “Encontros com o Outro”, no Cras II, às quartas-feiras, das 14h às 16h, até o final do ano.