Entidades unem esforços e organizam programação do Outubro Rosa
25/09/2017
Fotos: Carlos Becker

As ações serão voltadas à  prevenção e redução de alguns índices que preocupam, como a violência contra a mulher e também a falta de cuidados com a própria saúde

O mês dedicado às mulheres está se aproximando e uma programação especial, repleta de atividades e momentos de reflexões, está sendo preparada para celebrar a data em Lages. Nesta quinta-feira (21), entidades, instituições e secretarias municipais que firmaram parceria para que as ações do Outubro Rosa sejam concretizadas, se reuniram na sede da Secretaria Municipal de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários.

Estiveram presentes na reunião representantes do Corpo de Bombeiros, Sest/Senat, Senac, Polícia Militar, OAB, Câmara de Vereadores, Sesi, Sesc, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Hospital Tereza Ramos, Grupo “Alô Elô”, Grupo de Soroptimistas, Casa Colibri, meios de comunicação e secretarias municipais da Educação, da Saúde e da Assistência Social e Habitação, entre outras entidades.

A programação será voltada à prevenção e redução de alguns índices que preocupam, como a violência contra a mulher, principalmente na Serra Catarinense, e também números que mostram o aumento significativo de casos de doenças que afetam as mulheres, como as sexualmente transmissíveis, dando ênfase à sífilis, ao câncer de mama, responsável por altos números de mortes, e também doenças cardiovasculares. “A ideia é chamar a atenção das mulheres para os cuidados com a própria saúde, pois muitas vezes ela cuida de toda a família e acaba esquecendo-se dela mesma”, dizem as integrantes do grupo de Soroptmistas.

Durante todo o Outubro Rosa estão previstas ações como blitze em pontos estratégicos da cidade, com a distribuição de lixeirinhas para carros contendo materiais informativos, rodas de conversa, oficinas, sarais e apresentações artístico-culturais, pedaladas, caminhadas e corridas.

Programação:

Quarta-feira (4/10) - 13h às 17h: Roda de conversa. Local: Sala de Dança do Sesc

Terça-feira (10/10) - 9h às 16h: Pedágio alusivo ao Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. Local: alguns semáforos

Terça-feira (10/10) - 17h às 18h30min: Oficina “A Violência Vista pela Percepção da Neurociência”. Local: Secretaria de Política para Mulher e Assuntos Comunitários

Quarta-feira (11/10) - 13h às 17h: Roda de Conversa. Local: Sala de Dança do Sesc

Quarta-feira (18/10) - Roda de Conversa. Local: Sala de Dança do Sesc

Sábado (21/10) - 14h às 22h: Sarau e oficinas culturais. Local: Sesc Vidal Ramos

Sábado (21/10) - 8h às 12h e das 13h às 17h: Promoção de Saúde. Local: Unidades Básicas de Saúde

Quarta-feira (25/10) - Roda de Conversa. Local: Sala de Dança do Sesc

Terça-feira (31/10) - Pedalada, corrida e caminhada. Local: a definir